Conceito de Analisar

AnalisarAnalisar é uma ação eminentemente intelectual característica dos seres humanos e que significa a realização de uma análise sobre determinada matéria ou assunto de interesse.

Entretanto, a análise significa o reconhecimento dos elementos que compõem um todo, portanto, é o que diferencia e observa especialmente a cada um deles para que desta forma possa penetrar efetivamente em suas propriedades e princípios básicos, e assim conhecer mais sobre sua natureza, função, entre outras questões. Resumindo, o principal objetivo de uma análise realizada em qualquer área é o de conhecer profundamente uma questão ou situação.

É importante esclarecer que a análise não é uma atividade exclusiva da ciência, pois ela é também uma prática recorrente no campo social, uma vez que ajuda a compreender diversos acontecimentos sociais, decompondo-se em unidades menores, para assim poder penetrar mais facilmente em suas causas, consequências e o mais importante: nas soluções dos problemas sociais, entre outras questões.

Mas também a análise não se reduz apenas à área social, é comum que cada uma de nossas ações cotidianas, em especial aquelas que são prioritárias, determinantes no presente e no futuro, passem por análises realizadas por nós mesmos avaliando todas as questões que envolvem as decisões a serem tomadas. Este tipo de análise é muito importante para evitar que após nossas decisões, futuros erros possam complicar nossa vida de alguma forma, sejam eles pessoais, trabalhistas, familiares, entre outras.

Além disso, no caso do jornalismo, a análise se manifesta como uma das ferramentas mais importantes que possuem os comunicadores sociais e os meios de comunicação na hora de refletir sobre os principais temas de interesse público, no entanto, é através desta análise precisa que ajuda a opinião pública a compreender melhor as causas e contingências de determinados assuntos e acontecimentos produzidos na vida de uma comunidade.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Analisar