Conceito de Anagrama

AnagramaO termo anagrama é utilizado para denominar a palavra resultado da reorganização das letras que compõem outra palavra do mesmo idioma ou língua. Por exemplo, a palavra amora é anagrama de amor; já a palavra torta vem de trato, casamento de casa; entre outras que podemos encontrar em nosso idioma.

De certa maneira, podemos comprovar que as palavras mencionadas anteriormente são formadas pelas mesmas letras, embora cada uma signifique algo totalmente diferente da outra.

Gramaticalmente, um anagrama não é tão importante, entretanto, é muito usado na prática de jogos de palavras, na criação de cruzadinhas e até mesmo para criar pseudônimos.

Enfim, existem anagramas de todos os tipos, de cidades para países, de nomes próprios de pessoas, entre outros.

Na seção de criação de algumas publicações jornalísticas é fato encontrarmos anagramas junto aos jogos de cruzadinhas, caça-palavras, entre outros, pelo fato de serem atrativos para quem curte essas atividades.

Vale destacar que os anagramas não são criações de hoje, tratam-se de transposições de palavras passadas, sendo a cultura clássica grega a de maior contribuição.

Pontualmente sua criação é atribuída ao poeta grego Licofrão, que viveu em meados do século III a.C e que teve importante papel na Biblioteca de Alexandria e na corte de Ptolomeu, autoridade fascinada por isso.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Anagrama. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/anagrama >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Anagrama