Conceito de Anacrônico

anacronicoO termo anacrônico provem do grego anachronikos, que nos da à ideia de ‘contra o tempo’. Este termo è utilizado como um adjetivo qualificativo para designar coisas, elementos ou pessoas que atuam de uma maneira atemporal, ou seja, que estão acima das características do tempo ou espaço em que existem e que fazem referência sobre tudo a épocas passadas, pelo qual se compreendem como passadas de moda.

Assim, quando falamos que algo ou alguém é anacrônico estamos fazendo referência ao que não condiz com o tempo histórico em que aparece, quer dizer, que não combinam com esse tempo. Se levarmos em conta que cada etapa da história se caracteriza por contar com traços particulares que podem ser similares em outras épocas, mas não repetidos, podemos entender então muito melhor este conceito.

No geral, o termo anacrônico é utilizado como algo negativo, por significar que algo não está localizado de maneira apropriada no tempo que lhe corresponde. Essa qualificação negativa pode ser colocada sobre elementos, atitudes, tipos de personalidades ou pensamentos, etc. Todos esses itens podem ser anacrônicos para a época na qual surgem já que representam mais os valores ou traços de outras épocas. Por exemplo, um traje pode ser anacrônico quando em vez de representar a vestimenta da época atual ele representa a vestimenta do século XIX.

Também pode ser anacrônico um tipo de pensamento que supõe que algumas minorias étnicas (como os afro americanos) hoje integradas à sociedade são perigosas (pensamento típico de outras épocas históricas). Inclusive pode ser anacrônico também mostrar que um governo deveria estar regido por um monarca, um tipo de governo ou de figura política completamente anacrônica hoje em dia na maior parte do Ocidente.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Anacrônico