Conceito de Anabolismo

AnabolismoNo caso da Biologia, é chamado de Anabolismo o conjunto de processos metabólicos que sintetizam as substâncias mais complexas a partir de outras mais simples. O termo tem origem grega e, neste contexto, "ana" significa acima.

Então, o anabolismo, também conhecido como Biossíntese, é uma das partes do metabolismo que trata de desenvolver a função mencionada anteriormente e, portanto, é o processo oposto ao catabolismo, que é a transformação de moléculas complexas em outras muito mais simples, promovendo assim o armazenamento da energia química.

Embora tratem de dois processos opostos, ambos, o anabolismo e o catabolismo funcionam de maneira organizada e afinada entre si, estabelecendo uma união difícil de romper ou separar. Entre suas principais funções se destacam as seguintes: é responsável pelo crescimento graças a sua determinante presença na hora da formação de componentes e tecidos celulares, como também do armazenamento de energia através das ligações químicas.

Três etapas são as que envolvem o anabolismo, em primeiro lugar a produção de precursores, tais como os aminoácidos, monossacarídeos, entre outros. O próximo passo é a ativação de reagentes empregando energia de ATP e finalmente tornando as moléculas mais complexas, como as proteínas, os polisacáridos, lipídios e ácidos nucleicos.

No entanto, a famosa e necessária energia exigida nas células é obtida através de três fontes de energia diferentes, tais como a luz solar através do típico e natural processo de fotossíntese sofrido pelas plantas, de outros componentes orgânicos e de alguns outros inorgânicos.

E este conjunto de processos chamado de anabolismo, formalmente, pode ser classificado de acordo com suas moléculas sintetizadas, tais como a duplicação de DNA, a síntese de RNA, a síntese de lipídios, de glucídios e proteínas.

Para encerrar, podemos destacar que a fotossíntese é um claro exemplo de processo anabólico.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Anabolismo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/anabolismo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Anabolismo