Conceito de Amor Próprio

Amor-ProprioO amor é um sentimento universal, uma força que estabelece relações sólidas como mostram os laços de amizade, os relacionamentos de casais, os namoros, os vínculos familiares e inclusive o companheirismo no trabalho. As formas de amor são bem variadas: lealdade, generosidade, solidariedade, respeito, carinho, fidelidade, honestidade, entre outras.

Entretanto, o amor ao próximo é como uma luz emanada de si mesmo. Um tipo de amor que, em certas ocasiões, vem acompanhado de certos preconceitos porque existem pessoas que associam o amor próprio com o egoísmo, a soberba e a vaidade.

Porém, isso não está muito longe da realidade, o amor próprio tem a ver com o cuidado de si mesmo, com o fato de saber o que lhe convém e como deve agir. Na verdade, o amor próprio refletido na autoestima mostra a relação que uma pessoa tem consigo mesma ao ser sua melhor amiga.

O grau de autoestima (amor próprio) que uma pessoa tem ao longo de sua vida não é estável, mas apresenta diferentes níveis. Entretanto, vale ressaltar que a infância é uma fase crucial no cultivo da autoestima, uma vez que fazer parte de uma família estruturada e de poder receber uma boa formação acadêmica são dois pilares muito importante para o desenvolvimento da autoestima infantil e também adulta.

De qualquer forma, toda pessoa pode, a partir do momento presente, treinar sua autoestima para lhe trazer amor próprio, doses de felicidade, conquistar seus sonhos e criar um autoconceito mais ajustado à realidade, em certas ocasiões, as pessoas não se enxergam como realmente estão e são.

Os cursos de crescimento pessoal, os processos de coaching, os livros de autoajuda e os blogs de inteligência emocional são ótimos recursos para adquirir informação em torno deste tema. Além disso, ter um estilo de vida saudável, reforçar os laços de amizade pessoal e desfrutar de passeios saudáveis são bons antídotos para alimentar o amor próprio.

O amor próprio faz com que a pessoa seja consciente de que merece o melhor, ou seja, de que é uma pessoa digna de amar e ser amada. E a felicidade é vital como uma bússola que orienta seu coração. Através do amor próprio, uma pessoa defende seus ideais e direitos de forma assertiva contra aqueles que tentam violá-los.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Amor Próprio. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/amor-proprio >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Amor Próprio