Conceito de Amnésia Retrógrada

Amnesia-RetrogradaA memória é um verdadeiro tesouro humano. Ela está conectada com a experiência vital de uma pessoa em poder recordar através de uma lembrança. No entanto, uma pessoa pode esquecer suas lembranças pessoais. Assim, são as doenças como o Alzheimer que afeta com maior frequência os idosos. Também, existem outros tipos de problemas que podem ocasionar a perda de memória como, por exemplo, a amnésia retrógrada.

O que ocorre quando uma pessoa sofre este tipo de amnésia? Essas pessoas têm dificuldade em guardar lembranças que ocorreram antes da lesão cerebral. Existem diferentes causas desse tipo de amnésia: o envelhecimento e o passar dos anos; lesão na cabeça; problemas de alcoolismo e depressão. O filme “Todos os dias da minha vida” retrata a história de uma pessoa que perde sua memória devido a um acidente.

Às vezes, as pessoas conseguem recuperar a memória ao retornar à rotina do dia a dia e assim permite renovar a mente. A amnésia retrógrada afeta de forma especial aqueles episódios que aconteceram próximo ao momento que causou a amnésia.

A amnésia se refere à perda de informação de uma pessoa sobre acontecimentos ocorridos na memória de curto ou longo prazo. A amnésia é ocasionada por acontecimentos traumáticos como um acidente ou a ingestão de medicamentos fortes.

Apesar de que a ciência tenha avançado muito no conhecimento sobre o cérebro, ainda há um longo caminho para percorrer neste sentido. A informação é armazenada no sistema límbico do cérebro que também é encarregado de resgatar as lembranças esquecidas. A gravidade da amnésia pode variar em função de diferentes graus. Por exemplo, uma pessoa pode ter dificuldade em adquirir novas informações e aprendizados.

Quando uma pessoa sofre de amnésia, ela se sente desorientada porque as lembranças são fundamentais para dar segurança e confiança. Por outro lado, a perda da memória causa desorientação e angústia, pois através das lembranças a pessoa pode conectar-se com sua própria historia. Entretanto, a mente é tão complexa que em algumas ocasiões pode deixar lacunas ou espaços em branco.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Amnésia Retrógrada. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/amnesia-retrograda >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Amnésia Retrógrada