Conceito » Amizade

Conceito de Amizade




O conceito de amizade é amplo e subjetivo, mas em termos sociais implica a relação afetiva entre pessoas, ainda que com frequência fala-se de outros seres vivos como nossos “amigos”. O termo provem do latim e provavelmente tenha relação com o termo “amar”.

Nas convenções sociais, fala-se de amizade quando existe um sentimento compartilhado entre duas pessoas de confiança, respeito, afeto e empatia emocional. Estas relações variam de pessoa para pessoa e ao longo da história as amizades têm evoluído e assim também tem mudado a forma de entendê-las.

As diferentes etapas da vida dão lugar a diferentes tipos de amizades com uma menor ou maior transcendência; muitas pessoas concordarão que os verdadeiros amigos são aqueles que nos acompanham em nossos momentos e experiências mais relevantes.
Os amigos compartilham experiências boas e más, se animam e se consolam em situações negativas, mantêm fidelidade entre si e se sentem identificados um com o outro.

Inclusive em algo tão pessoal e cultural como a amizade, se fala de diferentes tipos, como quando se diz que existem os amigos por correspondência ou virtuais (graças à Internet), os amigos de fraternidades como ocorre em universidades dos Estados Unidos e outros.

Hoje, graças às virtudes do site, podemos conhecer muito mais gente e nos manter em contato com amigos de todas as partes do mundo através das muito conhecidas redes sociais que permitem que nos vinculemos com múltiplas pessoas ao mesmo tempo, compartilhar fotos, nos envolver em grupos em comum e outras atividades. Nos últimos anos fez-se um importante debate à respeito dessa possível amizade entre pessoas de um diferente sexo sem que ocorra um interesse romântico.

Existem amigos célebres como o detetive Sherlock Holmes e seu amigo Watson, Batman e Robin, ou O Quixote e Sancho Pança.
Em qualquer caso, é comum dizer que os amigos podem ser contados com os dedos da mão e que, sem importar os momentos que atravessemos em nossas vidas, os verdadeiros amigos serão os que sempre estarão conosco.

Mais uma letura:

A amizade é um sentimento mútuo, uma relação altruísta entre duas pessoas, envolvendo o amor e respeito mútuo. Acredita-se que este termo vem do latim "amicus", que por sua vez é uma derivação de "amore" (amor). Enquanto para produzir uma amizade deveria acontecer um sentimento entre duas pessoas simultaneamente, mas pode acontecer que um deles considere ao outro como amigo, e não em vice-versa. Isto é muito comum, porque nem todos têm os mesmos critérios para escolher quem chamamos de “amigo”.

Este tipo de ligação afetiva também existe entre o homem e o animal. Por exemplo, entre uma criança e seu animal de estimação. Ao dizer isso, o primeiro animal que vem à mente é o cão, devido à lealdade e afeto que muitas vezes fornecem, especialmente ao seu dono. Assim, a amizade entre um cão e seu dono, não tem nada a invejar da amizade que pode ter entre dois seres humanos, tirando a capacidade de fala de uns por cima dos outros, claro está.

Ao dizer que a amizade é um laço afetivo, estamos afirmando que pode nos afetar, isto é, que nos influencia e pode comandar nosso comportamento e interação com nossos pares. Além disso, é preciso acrescentar a subjetividade desse conceito, desde que não existe um dicionário que objetivamente possua uma definição clara de amizade e todos os itens necessários para concretizar uma amizade perfeita, mas cada pessoa desenvolve dentro de si a sua própria definição de amizade.

Notamos que estabelecemos uma amizade quando nela encontramos compreensão, sinceridade, preocupação, alegria, confiança e amor. Diante de uma verdadeira amizade, nem o tempo nem a distância podem interferir. Essa amizade, verdadeira, é capaz de nos dar um grande apoio para superar as dificuldades da vida, e comemorar os momentos felizes junto dos nossos amigos.

Hoje, graças a Internet, podemos conhecer muitas mais pessoas que antigamente, pessoas que podem virar nossos “amigos do peito” não só da nossa cidade mas do resto do mundo sem limites, utilizando as redes sociais mais conhecidas que permitem o contato com várias pessoas ao mesmo tempo, compartilhar fotos, se engajar em grupos comuns e outras atividades.

Nos últimos anos, têm-se despertado um debate considerável sobre se é possível a amizade entre pessoas do sexo oposto, sem um interesse romântico.Há amigos muito famosos como o detetive Sherlock Holmes e seu amigo Watson, Batman e Robin, ou Dom Quixote e Sancho Pança.

Em qualquer caso, é comum dizer que os amigos só podem ser contados com os dedos da uma mão, o que mais interessa, é que não importa todas as fases que passamos em nossas vidas, amigos verdadeiros são aqueles que estão sempre com nos, seja nos momentos bons, mas sobretudo nos maus.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)