Conceito de Aminoácidos

aminoacidosOs aminoácidos são moléculas que quando se juntam dão origem às proteínas.

Os aminoácidos são moléculas que apresentam uma composição química específica e constante. Neles existe um átomo de carbono que se encontram ligados a quatro componentes: o grupo amina (NH3), o grupo carboxila (COOH), o hidrogênio e uma cadeia lateral variável que dá lugar aos mais variados aminoácidos existentes.

Há uma grande quantidade de aminoácidos, no entanto, nem todos interferem na síntese das proteínas, também chamados de aminoácidos proteicos, com aproximadamente vinte aminoácidos. A cadeia lateral da molécula do aminoácido lhe dá características químicas próprias e essas propriedades são transferidas para as proteínas.

Os aminoácidos são necessários para formar as proteínas que são substâncias imprescindíveis para a vida por cumprir importantes funções relacionadas ao metabolismo, ao sistema imunológico e à formação de novos tecidos, entre outras.

Dos vinte aminoácidos necessários para sintetizar as proteínas, alguns podem ser produzidos no organismo, entretanto, existem nove aminoácidos que não são produzidos pelo corpo e a única forma de obtê-los é através da alimentação. Por este motivo, são conhecidos por aminoácidos essenciais tais como: o triptofano, valina, leucina, isoleucina, metionina, histidina, treonina, fenilalanina e lisina.

Os aminoácidos essenciais estão presentes nos alimentos com alto conteúdo de proteínas como os grãos, as frutas secas, os cereais, as batatas, as carnes, os ovos e os lácteos. Quando apenas um tipo de alimento contém esses 20 aminoácidos essenciais, costuma-se dizer que contêm proteínas de alto valor biológico. Este tipo de proteína é basicamente encontrado em alimentos de origem animal.

A carência de aminoácidos faz com que não se produzam as proteínas, gerando uma série de desordem que favorece o desenvolvimento de diversos sintomas como a fadiga, a irritabilidade, distúrbios de comportamento, de metabolismo, depressão, alteração dos níveis de açúcar e de diversos hormônios, alterações no crescimento e na cicatrização dos tecidos, inflamações nas articulações, alterações na pele, distúrbios digestivos, entre outros.

A melhor forma de receber a quantidade adequada de aminoácidos é através de uma alimentação balanceada, que inclui alimentos de todos os grupos, uma vez que as proteínas de alto valor nutritivo são predominantemente de origem animal. Em pessoas vegetarianas estes aminoácidos podem ser obtidos através da ingestão de leite e ovos; já nas pessoas que não ingerem nenhum tipo de alimento de origem animal, recomenda-se o uso de suplementos para atender a carência desses aminoácidos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Aminoácidos. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/aminoacidos >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Aminoácidos