Conceito de Amém

AmemO amém é sem dúvida uma das palavras mais conhecidas do mundo. Obviamente está relacionada com as religiões judaica e cristã, além de ser utilizada no final de uma oração litúrgica com a missão de expressar o “assim seja”, significado original na língua hebraica.

Isto é, a palavra amém utilizada como manifestação após uma oração ou um pedido litúrgico significa uma reafirmação da fé professada e mesmo assim é uma maneira de pedir com toda força e fé para que se cumpra o pedido.

Além disso, quando é manifestada por todos os fiéis reunidos em uma missa determina que o conjunto está de acordo com o proposto, considera verdadeiro, ratifica e inclusive demonstra união através do amém.

Vale destacar que a originalidade em matéria de uso é atribuída ao judaísmo e em seguida tanto o cristianismo com o islamismo incorporaram em sua liturgia como uma das palavras de maior carga espiritual e fé.

Então, nas igrejas durante a missa, nas sinagogas durante as celebrações judaicas e nos correspondentes livros sagrados de ambas as religiões tais como a Bíblia, a palavra amém é de uso frequente e sem dúvida uma das mais expressadas.

Embora quase sempre seja utilizada no final de cada pedido ou oração, também há registros de seu uso no início dos discursos expressados por Jesus.

De qualquer forma e além do exposto, devemos mencionar que todas as pessoas além do credo professado também conhecem essa expressão e certamente já pronunciaram alguma vez, seja em um contexto religioso ou até mesmo fora dele. Isso acontece justamente porque a extensão do conceito transcendeu seus próprios limites e é usado de forma coloquial na hora de expressar que está de acordo com algo ou com aquilo que foi dito.

Obviamente este uso coloquial está vinculado com o significado original da palavra na língua hebraica.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Amém. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/amem >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Amém