Conceito de Ameaça

AmeacaO termo ameaça se refere ao risco ou ao possível perigo que uma situação, objeto ou determinada circunstância pode levar para sua própria vida ou de terceiros. A ameaça pode ser entendida como um perigo latente, que ainda não foi desdobrado, mas que serve como aviso para ser prevenido ou apresentado. O termo costuma ser utilizado quando se diz que um determinado produto ou situação é uma ameaça para sua vida, como também quando alguém ameaça voluntariamente outra pessoa para prejudicá-la.

A ameaça é entendida como um anúncio de que algo ruim ou perigoso pode acontecer. Ela pode ser um produto tóxico que paira como ameaça sobre quem a usa, como também pode ser um fenômeno natural que chega a uma região e que aparece para incomodar o bem-estar ou comodidade da mesma. Neste sentido, vale destacar que para entender o conceito de ameaça é necessário haver um destinatário que corra perigo ou que possa ser afetado eventualmente.

Normalmente, a ameaça pode gerar um ser humano contra o outro. Isto porque na vida social podem surgir diferentes tipos de conflitos e assim as pessoas buscam defender seus direitos fazendo ameaças aos outros. Estas ameaças podem ser informais, como por exemplo, prometer agir de outra maneira se houver mudança de atitude; e também as formais, por exemplo, quando grupos de terroristas ou de bandidos realizam ameaça por não cumprir com o que lhes foi pedido. A possibilidade desta ameaça ser cumprida depende de cada caso em particular.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Ameaça. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/ameaca >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Ameaça