Conceito de Ambulatório

AmbulatorioNa Medicina, a palavra ambulatório se refere ao atendimento básico de saúde a uma pessoa, como também ao procedimento que não exige a internação do paciente.

Do ponto de vista de atendimento à saúde, os serviços médicos podem ser prestados em instituições complexas que em conjunto formam o sistema de saúde. O sistema básico de saúde é formado por ambulatórios que atendem tanto na zona rural como na urbana, dependendo do número de habitantes dessas regiões. Existem também ambulatórios mais complexos com várias especialidades médicas que realizam os procedimentos e os estudos diagnósticos.

Os centros de saúde especializados correspondem aos hospitais que devido ao seu tamanho e capacitação apresentam várias especialidades e subespecialidades. Eles têm a capacidade de realizar vários procedimentos diagnósticos e terapêuticos; possuem áreas de internação para os pacientes; atendimento do mais básico ao mais complexo; salas de observação, de isolamento, de quimioterapia, para asmáticos, de cirurgia, de parto; áreas de emergência e necrotérios. Muitos hospitais são também sedes para estudo de graduação e pós-graduação em diversas especialidades médicas e que constituem o corpo acadêmico.

O termo ambulatório se refere aos procedimentos realizados sem a necessidade de internação do paciente. A grande maioria dos diagnósticos como o estudo das imagens (radiografia, tomografia, ultrassonografia e ressonância), os testes funcionais e as biopsias são realizados no mesmo dia e após algumas horas o paciente é liberado.

Hoje em dia, após o procedimento de pequenas cirurgias, o paciente fique em observação por um curto período de tempo até que o mesmo se recupere da anestesia e, finalmente, é liberado no mesmo dia.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Ambulatório