Conceito » Ambíguo

Conceito de Ambíguo




AmbiguoO termo ambíguo é um adjetivo de tipo qualificativo utilizado para indicar que algo, uma situação, ou alguém, uma pessoa ou animal, não é totalmente compreensível em seu comportamento ou em sua ação, assim como uma situação pode não ser totalmente clara ou específica sobre algo. A ambiguidade, então, é uma característica que pode aplicar-se tanto a circunstâncias como a pessoas ou seres ativos.

Quando falamos de ambiguidade, de que algo o alguém é ambíguo, queremos dizer que essa pessoa ou circunstância não nos mostra suas verdadeiras características se não as esconde ou as deixa em claro. Isto pode ser uma decisão especialmente tomada (quando uma pessoa se mostra claramente ambígua em certas ocasiões dependendo de seu interesse e do público que apresenta) ou fortuitas (como por exemplo, quando uma situação é difícil de entender ou compreender em sua essência). A ambiguidade se aplica às pessoas que normalmente tem uma deixa de negatividade, pois significa que o indivíduo em questão não é totalmente honesto ou sincero e que esconde seu verdadeiro ser através de diversas facetas, expressões ou formas de pensar.

Entretanto, a noção de ambiguidade ou de que algo ou alguém é ambíguo pode ser também interessante ou positivo se é entendida como algo que não é determinante e estruturado, mas que pode variar com o tempo ou que pode ter diferentes tipos de interpretação. A noção de ambíguo do ponto de vista positivo se relaciona mais com questões como formas de expressão que permitem que cada observador ou leitor a leia ou admire e interprete de acordo com suas preferências ou sentidos. Isto acontece particularmente em obras de arte como a escultura, a pintura ou a literatura, pois cada obra específica pode esconder numerosos significados.

>> Próximo - Que Conceito >>