Conceito de Amabilidade

AmabilidadeExistem habilidades sociais que facilitam a convivência em sociedade. Fazer parte de uma família, ser membro de uma equipe de trabalho, estabelecer relações com os vizinhos do bairro, faz entender que é necessário cumprir as normas de convivência básica que propiciam a ordem e também ajudam que a vida de todos seja cada vez mais agradável. A amabilidade, ou seja, dar uma atenção personalizada ao próximo é uma habilidade muito importante que mostra o respeito de uma pessoa para a outra.

A importância da amabilidade é determinante nos requisitos que deve cumprir um empregado para exercer seu cargo de forma efetiva. Por exemplo, ser atendente de uma loja envolve uma pessoa prestativa, de bons modos e com bom trato ao público.

Existem momentos do dia que custam muito para as pessoas serem amáveis. Por exemplo, quando não têm um bom dia, quando querem ficar a sós, quando desejam liberar seu individualismo primário. Entretanto, mesmo com estas situações, vale lembrar que os outros não têm culpa dos nossos problemas, portanto, as pessoas maduras devem saber diferenciar seus conflitos pessoais para que seu mau-humor não interfira no trato com os demais.

A amabilidade é uma habilidade muito fácil de nomear na teoria, mas que é difícil de colocar em prática. Por esta razão, é aconselhável ser corrigida. Por exemplo, quando uma pessoa não se comporta bem diante de um colega de trabalho, ela pode se redimir desculpar-se de forma sincera.

Existem três palavras básicas que mostram amabilidade e que convêm serem utilizadas com frequência: obrigado, desculpa e por favor. O modo que você trata o próximo é um reflexo de como se trata a si mesmo. Por isso, para começar a ser amável com os outros, em primeiro lugar, deve ser amável consigo mesmo, tratar-se com respeito e carinho como se fosse seu melhor amigo.

A amabilidade está baseada no amor que todos necessitam para viver melhor. Quando trata com amabilidade a si mesmo ou ao próximo, adiciona autoestima e vitalidade a seu coração. Todas as pessoas precisam de carinho e afeto especialmente as crianças e os idosos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Amabilidade