Conceito de Alteração Física

Alteracao-FisicaA alteração física é um conceito que nos permite designar a transformação da matéria caracterizada por não apresentar uma variação sobre sua natureza, ou seja, este tipo de alteração não produz mudança sobre a composição das substâncias em questão e por onde são geradas novas substâncias enquanto a duração do processo.

Uma das principais características deste tipo de fenômeno é a reversão, situação em que a mudança sofrida não será permanente, sendo assim, após a substância experimentar um estado e se transformar em outro, imediatamente ela poderá recuperar suas propriedades originais.

Entre as formas mais comuns existentes para detectar este tipo de mudança estão, por um lado, a observação, por onde são detectadas as características essenciais de um elemento empregando aos sentidos como uma ferramenta exclusiva. E por outro lado, a medição, que é um dos métodos mais comuns usados pela ciência para investigar fenômenos e que consiste na comparação de uma amostra com o objeto em questão e que dispõe da magnitude física que se deseja medir.

Vale destacar que as mudanças de estado são exemplos de alterações físicas e que tanto o ponto de fusão como o ponto de ebulição são exemplos disso.

O ponto de ebulição estabelece a temperatura em que uma matéria passa do estado líquido para o estado gasoso, colocando em termos mais simples, encontramos o ponto de ebulição assim que a água está fervida.

E por outro lado, o ponto de fusão consiste na temperatura em que uma matéria passa do estado sólido para o estado líquido, dando origem a sua fusão. Geralmente este ponto acontece na hora de comprovar a pureza apresentada por alguns componentes.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Alteração Física