Conceito de Alta Costura

O conceito alta costura faz parte do mundo da moda em sua versão mais sofisticada. O princípio básico da alta costura é a confecção de vestidos da indústria têxtil. Isso significa que um vestido recebe esta qualificação por ser elaborado de forma artesanal em todos os aspectos de sua confecção: desenho, acabamento, escolha de tecidos e corte.

Um conceito de origem francesa

Os profissionais da alta costura (termo proveniente do francês haute couture) são desenhistas da moda que criam peças de roupa de acordo com o gosto do cliente. Assim, o vestido solicitado é confeccionado em uma oficina especializada e o cliente deve submeter-se a uma série de provas e exigências, por exemplo, as medidas anatômicas, combinação de cores, preparo dos desenhos a partir das características físicas, entre outras.

O desenhista de alta costura deve atender aos pedidos dos clientes, valorizando o tipo do evento em questão para que a peça brilhe onde estiver, por exemplo, em um casamento, numa noite de gala, num ato simbólico, etc. Assim, o resultado final tem que combinar em vários aspectos: no valor estético da vestimenta, com o estilo pessoal do cliente e no local da ocasião.

O mundo da alta costura

Os parâmetros técnicos da alta costura são elitistas, uma vez que as peças criadas não são próprias do pret a porter; essas roupas são produzidas em série e são destinadas para atender toda uma comunidade.

As casas de moda especializadas em alta costura são caracterizadas com uma atenção especial aos tecidos de alta qualidade e dirigidas a clientes de alto poder aquisitivo, pois se tratam de vestidos exclusivos. Por este motivo, este mundo está associado ao glamour, ao luxo e a um setor da população bem restrito.

Do ponto de vista histórico este setor deu seus primeiros passos em Paris, no século XIX, pois esta cidade é considerada a capital da moda. Os primeiros desenhistas consideravam que suas criações eram artísticas e por isso passaram a assiná-las e registrar sua marca. Neste sentido, a criação de um vestido de alta costura não era mais realizada por um costureiro qualquer, mas sim por um autêntico criador.

O processo de criação

O primeiro passo é tirar as medidas corretas do cliente e fazer um molde do vestido. (normalmente são tiradas três medidas e realizadas no próprio corpo do cliente). Em seguida é feito o corte dos tecidos da mesma maneira que são utilizados diferentes pontos de costura (ponto caseado, escondido, picado, alinhavo, palito, entre outros). Em certos casos utiliza-se alguma técnica de bordado ou de renda. Na fase final de elaboração é feito o corte baixo do vestido e sua adaptação definitiva ao cliente.

Imagem: iStock. Anna Bryukhanova

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Alta Costura