Conceito » Alimentação

Conceito de Alimentação




AlimentacaoNa hora de descrever o conceito de alimentação, pode ser dito que este é o processo mediante o qual os seres vivos consomem diferentes tipos de alimentos com o objetivo de receber os nutrientes necessários para sobreviver. Estes nutrientes são os que depois se transformam em energia e provêem ao organismo vivo os elementos que requerem para viver. A alimentação é, por tanto, uma das atividades e processos mais essenciais do mundo dos seres vivos já que está diretamente relacionada com sua sobrevivência diária.

A alimentação sempre é um ato voluntário e pelo geral, levado à cabo ante a necessidade fisiológica ou biológica de incorporar novos nutrientes e energia para funcionar corretamente. Os tipos de alimentação podem variar de acordo com o tipo de ser vivo que estamos falando. Neste sentido, devemos mencionar a alimentação herbívora (aquela que se sustenta só de plantas), alimentação carnívora (que recorre só à carne de outros animais) e finalmente a alimentação ornívora (combinação das duas anteriores e característica do ser humano).

Enquanto os vegetais e os animais recorrem à alimentação como uma simples necessidade fisiológica que busca cobrir as necessidades básicas de sobrevivência, o ser humano tem transformado desde tempos imemoráveis o processo de alimentação em uma situação social na que além de ingerir os produtos desejados e úteis, também se compartilham experiências e situações com os pares. Com este fim, o ser humano tem desenvolvido não só instrumentos que lhe permitam obter mais facilmente os alimentos, se não também espaços e práticas especialmente destinados à alimentação, podendo encontrar hoje em dia diferentes tipos de alimentação de acordo a cada necessidade individual.

Considera-se que uma boa alimentação para o ser humano é aquela que combina de maneira apropriada todos os diferentes alimentos que se encontram na natureza. A pirâmide nutricional é neste sentido um bom método para estabelecer que tipos de alimentos devem ocupar um maior lugar na alimentação da cada indivíduo e quais num lugar menor. A alimentação humana está em muitos casos unida ao emocional e por isso podem ser desenvolvidos facilmente problemas de saúde relacionados com este tema, por exemplo desordens alimentares, obesidade, diabetes, má nutrição e outros problemas que não são somente conseqüência de fatores biológicos.

>> Próximo - Que Conceito >>