Conceito de Alfabetização

AlfabetizacaoÉ chamada de alfabetização à capacidade e habilidade de ler e escrever de forma adequada, que também consiste num processo de aprendizagem em que os educadores dão mais ênfase durante a educação inicial propondo às crianças diversas tarefas que envolvem atividades de alfabetização.

Existem alguns métodos e teorias variadas sobre como realizar o processo de alfabetização, por exemplo, alguns educadores focam em aspectos mais formais e então tratam este processo do início para o geral, ou seja, partindo das letras, seguindo pelas sílabas, para depois passar pelas palavras e finalmente pelas frases. Por outro lado, os chamados construtivistas propõem que a percepção da criança começa por uma mistura, captando a totalidade sem deter-se dos detalhes, então, partem do geral e apresentam às crianças palavras completas com seus reais significados.

Claro que o uso desta postura depende de um conhecimento profundo dos alunos para depois poder estipular as melhores e mais adequadas estratégias.

A alfabetização estabelece a união de dois processos, no caso a escrita e a leitura. Ler e escrever são atividades complexas, mas fundamentais na vida das pessoas. Também são determinantes para um saber organizado, que é sem dúvida o elemento mais importante de uma cultura.

O domínio satisfatório, tanto da leitura como da escrita, não só permite construir significados para ampliar nossos conhecimentos, mas também facilita a abertura de novas vias de comunicação entre os alunos e o entorno social que se desenvolvem.

Vale destacar que ambas as ferramentas, ler e escrever, devem ser introduzidas às crianças de maneira motivadora, conectando-as com algum objeto de interesse, por exemplo, mostrar a escrita de seu próprio nome e de seus colegas pode ser um início favorável e surpreendente.

Dentro da alfabetização, devem ser apresentadas atividades interessantes para promover a capacidade e coordenação motora, como um trabalho de massinhas, de recorte e colagem, ou então, com a utilização de pincel e tinta para a criação de suas próprias obras que resultam da imaginação e criatividade do aluno.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Alfabetização