Conceito » Alfabetização

Conceito de Alfabetização




AlfabetizacaoO termo alfabetização faz referência ao processo mediante o qual uma pessoa pode aprender a ler e a escrever, duas atividades ou funções que lhe permitirão se comunicar com o resto dos seres humanos a um nível mais profundo e abstrato. A alfabetização é muito importante para que uma pessoa possa desenvolver ao máximo suas capacidades e isto não quer dizer que uma pessoa analfabeta não possa levar adiante sua vida, sim é verdade que lhe custará bem mais conseguir um bom trabalho mas principalmente poder se comunicar com outros já que não saberá ler nem expressar por escrito suas ideias.

A ideia de alfabetização como um fenômeno em massa de toda a sociedade é uma noção muito recente se temos em conta que não faz muito tempo (século XIX aproximadamente) os únicos que sabiam ler e escrever costumavam ser sempre os setores mais altos da sociedade, com poder econômico e político para governar e fazer o que quisessem sobre as populações submissas no analfabetismo. No entanto, a partir do século XIX, os diferentes governos e as sociedades cada vez mais complexas começam a ver na alfabetização uma necessidade muito importante que em alguns momentos também foi utilizada para transmitir ideias políticas ou culturais determinadas, em último modo permitirá à sociedade crescer e se desenvolver como tal.

A alfabetização deve começar desde a etapa inicial dos meninos, ao redor dos 5 a 6 anos quando se considera que já têm passado por etapas de aprendizagem de símbolos, formas, senhas, etc. e podem agora se dedicar a compreender palavras e inclusive alguns termos mais abstratos. A alfabetização pode começar em casa mas é sem dúvidas a escola a responsável por ensinar aos meninos a ler e a escrever nos primeiros anos de escola. Isto se tornará cada vez mais complexo à medida que a pessoa desenvolve mais habilidades e possa compreender textos mais complexos.

Atualmente, a ONU, através de seu ramo educativo UNESCO, leva à cabo permanentes pesquisas, relatórios e trabalhos que buscam controlar e melhorar o nível de alfabetização mundial, assinalando aqueles países que mostram complicações em obter um resultado aceitável e ajudando para que possam atingí-lo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)