Conceito de Alfa

O termo alfa, dependendo do contexto na qual se emprega, refere-se a diversas questões... O nome em inglês da letra alfa (α) correspondente ao alfabeto grego; alfa é a primeira letra que aparece no mencionado alfabeto e deriva de antiga letra fenícia alp., sendo seu símbolo gráfico uma cabeça de boi invertida. Como consequência de ser a primeira letra em ordem de aparição é normalmente empregada para dar conta do princípio de algo, oposto a ômega, que representa o fim.

Entretanto, alfa, também é empregada no sistema de numeração grego, na qual assume o valor de 1; em processos radioativos, para se referir à partícula alfa; no software, a versão alfa é aquela versão de um programa ou vídeo game que ainda está na fase de desenvolvimento, mas dispõe de uma mínima funcionalidade; e como adjetivo, para indicar o primeiro ou a ocorrência mais significativa de um todo, entre outros.

Por outro lado, Alfa resulta ser o nome de um planeta imaginário criado por Isaac Asimov, um escritor e bioquímico russo influente durante o século passado.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, Alfa é o nome que recebem duas localidades do território norte americano, por um lado se trata de uma localidade que pertence ao estado de Nova Jersey; de acordo com as últimas medições feitas no ano 2000, a sua população era de 2.482 habitantes. E a outra localidade denominada Alfa está em Washington.

Também, nos meios de comunicação nos deparamos com a presença do termo, já que desse modo um canal de TV a cabo privado da Grécia que difunde conteúdos gerais e é a terceira emissora em índices de audiência do país é chamado assim.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Alfa. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/alfa >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Alfa