Conceito de Alexitimia

AlexitimiaOs sentimentos e emoções trazem grande riqueza vital, entretanto, em certas ocasiões, as pessoas podem ter dificuldades para identificar os reais sentimentos em um determinado momento e colocar palavras ao acontecido. O mundo interior é imaterial, não tem cores, ou seja, é invisível aos olhos e pode ser percebido de maneira diferente marcado por formas e aspectos.

Do ponto de vista psicológico, vale ressaltar que a alexitimia é um transtorno psicológico que se mostra na dificuldade de uma pessoa em descrever de forma verbal seus próprios sentimentos. A pessoa que sofre de alexitimia se caracteriza pela dificuldade em colocar palavras naquilo que sente. Este conceito psicológico foi utilizado pela primeira vez pelo psiquiatra Peter Sifneos no ano de 1972. Este conceito mostra a dificuldade de uma pessoa em identificar seus próprios medos internos.

São pessoas que mostram baixa capacidade de introspecção, ou seja, têm dificuldades em olhar para dentro de si e escutar a voz do silêncio. O modo de ser de uma pessoa com alexitimia é definida, em geral, por ser uma pessoa calada que tende a escutar mais dos outros do que falar de si mesma. São pessoas com uma filosofia de vida pragmática, ou seja, valorizam o prático.

As emoções e os sentimentos fazem parte das relações pessoais como mostra o valor da família, do casal e da amizade. A partir deste ponto de vista, ao ter dificuldades em identificar os sentimentos internos, as pessoas sentem dificuldade para estabelecer relações pessoais sólidas ao longo do tempo. Desta maneira, podem entrar em relações de dependência ou então de isolamento social. Diante da dificuldade de relação com os demais, podem se fechar para o mundo. São pessoas com dificuldade de ter empatia ao colocar-se no lugar do outro e compreender seu modo de sentir.

O comportamento de uma pessoa com alexitimia nem sempre é compreendido pelo mundo. As pessoas tendem em aconselhar o envolvido para ir a um psicólogo e pedir ajuda. Os portadores de alexitimia são pessoas de certa forma acomodadas com a situação, ou seja, se conformam com a realidade que vivem.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Alexitimia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/alexitimia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Alexitimia