Conceito de Alegria

A alegria é uma das muitas emoções experimentadas pelos seres humanos nesta vida, assim como o medo, a raiva, a surpresa, a tristeza e desgosto. Geralmente ela inicia por um sentimento prazeroso ou pela relação com alguma pessoa ou coisa que manifesta este tipo de emoção com tal intensidade que nos contagia a vivê-la quase como se fosse nossa.

Como ficou claro pelo que estávamos dizendo, a alegria é uma emoção positiva e agradável para qualquer um que a observe, tanto com ele mesmo como no outro, sendo que na maioria das vezes caracteriza-se pela manifestação de um estado interior brilhante, que possui uma boa quantidade de energia e uma tendência para atitudes construtivas e positivas, mesmo quando as coisas não saíram como o esperado ou desejado.

Uma pessoa alegre dificilmente passa despercebida ante os outros, pois sua maneira de falar ou de tomar decisões nada mais é que um reflexo físico da harmonia e felicidade revelada em seu interior.

A alegria pode aparecer como uma reação, ou seja, apresentando-se como conseqüência de um acontecimento passageiro como poderia ser o caso de ganhar um prêmio, sair com os amigos, receber um elogio, um aumento de salário no trabalho, fazer compras ou encontrar um objeto que desejávamos e, de repente, sem nenhum esforço é nosso. Nessa situação, pode ser que antes desse fato a pessoa estava um pouco triste ou mal humorada, ou que após ele volte para este estado de humor.

Mas por outro lado pode ser que a alegria na verdade seja um modo de viver ou uma atitude normal que ostenta uma pessoa ao viver a sua vida, isto é, que leva a alegria como um valor no qual ela guia cada uma de suas decisões, atitudes ou pensamentos.

Em outras palavras, e se afastando um pouco da formalidade das definições, acredito que a alegria é o estado ideal ao qual pode aspirar chegar a uma pessoa.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Alegria