Conceito de Alcoolismo

AlcoolismoO alcoolismo é conhecido como uma doença que consiste no vício de bebidas alcoólicas. Embora aconteça com qualquer tipo de vício, o alcoolismo pode ajustar-se a diferentes causas, a influência psicossocial do ambiente vivida pelo viciado costuma ser o fator determinante para a declaração da doença.

Basicamente, pode-se reconhecer um alcoólatra pela necessidade desesperada de ingerir álcool a todo o momento, assim como pela dependência física que o provoca em caso de não poder satisfazer sua vontade e que ficou conhecida como síndrome da abstinência.

O alcoolismo é um caminho para a morte devido à grande quantidade ingerida de álcool que provoca várias doenças principalmente hepáticas como a cirrose, intoxicação alcoólica, hemorragia interna, ou então, chegar a um suicídio ou acidente.

Da mesma forma, como ocorre com outras drogas altamente viciantes, o consumo excessivo e prolongado de álcool faz com que o corpo se acostume e exija cada vez maiores quantidades para chegar a esse estado de euforia provocado num primeiro momento.

Lamentavelmente nos últimos anos e a nível mundial, o alcoolismo sem sido um fiel aliado do acidente, pois as estatísticas mundiais demonstram que a maioria dos acidentes de trânsito acontece devido à ingestão de álcool em grandes quantidades antes de dirigir.

Embora existam diversas formas de tratamento, na maioria dos casos, o médico recomenda o isolamento total do viciado ao seu consumo para evitar assim, que o mesmo caia em tentação, portanto, para acompanhar esse isolamento e reduzir os efeitos da síndrome de abstinência, o paciente deve ser acompanhado por alguma terapia pessoal ou grupal, como por exemplo, o grupo dos Alcoólicos Anônimos.

É importante destacar que além do seguro caminho à morte que provoca o álcool, envolve também a perda de alguns vínculos familiares muito queridos, do trabalho, de amigos, entre outros.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Alcoolismo