Conceito de AINE

O termo AINE é usado para referir-se aos fármacos conhecidos como anti-inflamatórios não esteroides. Constituem um grupo muito amplo de medicamentos de uso frequente que compartem efeitos farmacológicos similares.

Estes fármacos incluem medicamentos muitos utilizados como o Ibuprofeno, Diclofenaco sódico, Diclofenaco de potássio, Cetoprofeno, Nimesulida, Aceclofenaco, Meloxicam, Piroxicam, Indometacina, entre outros.

Em quais casos são utilizados os AINES

Estes medicamentos são muitos utilizados, porém possuem três indicações essenciais, entre as quais podemos citar:

Alivio da dor: os AINES são potentes analgésicos especialmente quando a dor vem acompanhada de inflamação.

Tratamento da inflamação: os AINES são medicamentos cujo principal mecanismo de ação é combater a inflamação, processo que se caracteriza por quatro manifestações básicas tais como dor, aumento do volume, vermelhidão e aumento da temperatura. Os AINES variam em potência e duração do efeito anti-inflamatório, o que faz com que alguns processos sejam preferíveis em relação a outros.

Tratamento da febre: os AINES são medicamentos eficazes para diminuir a temperatura corporal em caso de febre especialmente o ibuprofeno, o diclofenaco de potássio e o nimesulide, no entanto, seu uso generalizado não é recomendado já que seus efeitos adversos podem complicar o curso das infecções por meio de alguns vírus.

Cuidados que devem ser obervados

O uso dos AINES está associado a um grande número de efeitos adversos e por isso devem ser usados com precaução. Estes efeitos incluem:

- Alteração da função plaquetária

Estes medicamentos produzem certas alterações químicas que fazem com que as plaquetas percam sua capacidade de agregar com a finalidade de formar trombos necessários para deter as hemorragias; isso faz com que o uso desses fármacos esteja associado a um maior risco de sangramento, no caso de infecções por vírus que tenham efeitos sobre as plaquetas, como é o caso da dengue. Da mesma forma explica-se o fato da tendência de desenvolver manchas roxas na pele quando se usam estes fármacos.

- Alteração da função renal

O uso destes medicamentos por tempo prolongado está associado ao comprometimento da função renal que pode chegar a elevar a pressão arterial, por esta razão deve haver um cuidado especial com as pessoas portadoras de hipertensão arterial.

- Alergia

Um dos grupos de medicamento que mais se relaciona com o desenvolvimento de alergias são os AINES, neste caso é importante optar por outro tipo de medicamento para combater a dor e a febre. Em certas ocasiões a alergia ocorre apenas com um tipo de AINE e o paciente pode usar de forma segura os demais.

- Desconforto gástrico

Estes medicamentos afetam a produção das substâncias chamadas prostaglandinas, estas que têm o efeito de proteger o estômago, por esta razão os AINES causam a gastrite e podem levar ao desenvolvimento de erosões da mucosa do gástrico ocasionando hemorragias digestivas.

Foto: iStock, skynesher

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados AINE