Conceito de Água

aguaA água é o produto da combinação de dois átomos, o oxigênio e o hidrogênio, e até o momento é o único elemento capaz de experimentar três tipos de estado a priori incompatíveis: líquido (mares, oceanos, lagos), gasoso (em forma de vapor de água na atmosfera) e sólido (neve, gelo).

Mas, em seu formato mais tradicional, o líquido, quando está à temperatura ambiente, suas características são: inodora, insípida, líquida e incolor, salvo em grandes volumes como é o casos dos mares e os oceanos e costuma mostrar uma coloração azul. Sua principal função é a da conservação dos seres vivos, já que até hoje não existe nenhuma forma de vida que possa sobreviver sem ela.

Até o dia de hoje existem dois tipos de teorias a respeito da origem da água, contando cada uma com uma importante quantidade de adeptos. A primeira parte da base que as rochas que formam o manto terrestre e estão formadas por uma importante quantidade de água e que tanto o hidrógeno como o oxigênio são dois compostos que já existiam na nuvem que deu origem ao planeta faz 4.500 milhões de anos, o sistema solar cheio de escombros chocou-se contra o planeta e aí se uniram estes dois fazendo vapor de água e por outro lado, há uma teoria mais nova, que supõe que realmente foram os cometas impactando sobre a Terra os que nos trouxeram um dos quatro elementos essenciais.

Em ordem à necessidade de água que os seres vivos tem para continuar vivendo é que hoje em dia a água se converteu em uma das principais preocupações dos homens em particular como é o caso de algumas organizações não governamentais e de grupos, como o caso dos governos, já que o recorrente maltrato ao ambiente, neste também incluímos a contaminação que sofrem algumas águas do mundo e a superpopulação no planeta Terra, são dois monstros a combater para que nós que vivemos na Terra possamos continuar existindo, porque se a curva certamente segue no caminho em que está esse 71 % de água que cobre a Terra já não será suficiente.

Por isso, ainda que soe a propaganda governamental, é preciso que todos nos conscientizemos neste sentido para cuidar da água que dispomos e não a desperdicemos deixando correr em vão a água que sai a rodo de nossos canos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Água