Conceito de Agropecuária

AgropecuariaO termo agropecuária se refere à atividade humana que está destinada tanto ao cultivo do campo como à criação de animais. Esta denominação se deve à combinação de outros dois termos: agricultura (cultivo da terra para plantar alimentos) e pecuária, que são as principais atividades para este fim.

Sendo assim, quem realiza uma atividade agropecuária significa que se dedica à agricultura e à pecuária.

A agricultura é a lavoura ou cultivo da terra e inclui todos os trabalhos relacionados com o tratamento do solo e o plantio de hortaliças. Em boa parte as tarefas agrícolas estão destinadas à produção de alimentos e a obtenção de verduras, frutas, cereais, hortaliças, entre outros.

E por outro lado, a pecuária, assim como a agricultura, é uma atividade econômica muito antiga que consiste na criação de animais para seu posterior aproveitamento. De acordo com a espécie de gado trabalhado, podem-se obter diferentes produtos derivados como carne, leite, ovos, coro, lã, mel, entre outros.

Os gados mais importantes são os bovinos, suínos e ovinos, embora em algumas regiões, podem ser superados pelos caprinos e equinos.

Ambas as atividades, tanto a agricultura como a pecuária estão ligadas umas às outras. O esterco contribui com o gado, onde é empregado como fertilizante para os pastos e cultivos, além de servir para alimentar os animais.

No entanto, o progresso que esta atividade tem apresentado com o transcorrer dos anos se deve em boa parte ao trabalho realizado por vários cientistas. Por exemplo, entre eles está um dos mais importantes cientistas, Louis Pasteur, que possibilitou a pasteurização do leite para poder conservá-lo melhor. Além disso, contribuiu com a elaboração de pesticidas, que demonstra a origem das fermentações bacterianas e descobre as bactérias anaeróbicas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Agropecuária