Conceito de Agronomia

AgronomiaDisciplina que reúne conhecimentos práticos e técnicas com base científica e eficaz aplicada ao cultivo da terra

Em nosso idioma, podemos chamar de agronomia a disciplina que reúne uma série de conhecimentos práticos e técnicos com base científica aplicada ao cultivo da terra com a clara missão de torná-la o mais possível satisfatória. Tanto a agricultura como o gado necessitam da intervenção da agronomia através de toda sua ciência e eficiência para realizar suas atividades.

Melhorar a qualidade dos processos de produção e transformação dos alimentos e da matéria-prima

A agronomia participa sem dúvida de uma das áreas mais importantes da vida das pessoas, como a alimentação, pois seu principal objetivo é melhorar a qualidade dos processos de produção e transformação dos alimentos como também da matéria-prima e, como já se sabe, na maioria das vezes surge do cultivo e dos animais.

Através deste importante trabalho que a agronomia estuda diversos fatores e condições vinculadas à física, química, economia, biologia e social, uma vez que todos estes influenciam no processo de produção.

Preocupa-se com a solução dos típicos problemas enfrentados pela agricultura e pelo gado

A agricultura e o gado são atividades que por sua vez necessitam da resolução de alguns aspectos para ser o mais eficiente possível em suas tarefas, no entanto, a agronomia ou engenharia agrônoma, como também é chamada, trata justamente do plano científico e da solução dos típicos problemas que enfrentam essas atividades.

Que o solo seja o mais produtivo possível

O principal objetivo da agronomia é que o solo seja o mais produtivo possível, por isso estuda profundamente sua composição, as substâncias presentes para torná-lo mais fértil, os elementos que incidem em sua improdutividade, focam sua atenção no ambiente natural, entre outros. Assim, a agronomia é capaz de decidir as medidas e as técnicas mais satisfatórias para alcançar o êxito deste solo e produzir mais.

Promover um projeto sustentável

Como já sabemos, os recursos naturais, especialmente aqueles que se encontram esgotados, estão seriamente ameaçados por causa do uso irresponsável e indiscriminado do homem, no entanto, a agronomia de hoje possui um projeto sustentável, ou seja, um plano para não piorar esta situação.

Aproveitar os recursos da natureza disponíveis para produzir mais e melhores produtos, porém devem ser feitos com responsabilidade e não a qualquer preço usando técnicas que danifiquem ainda mais o planeta e consequentemente o solo.

Foto: iStock . Redrockschool

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Agronomia