Conceito de Agricultura intensiva

Agricultura-intensivaA agricultura consiste no cultivo da terra e é sem dúvida uma das atividades que o ser humano pratica desde que passou a dar seus primeiros passos na Terra. No começo era usado apenas para seu próprio consumo e do ambiente, mas, em seguida, também teve grande alavanca comercial e pode proporcionar grandes lucros.

No entanto, por causa desta prática comercial é que nos deparamos com o conceito agricultura intensiva, cuja principal missão é a obtenção de lucro e por propor um sistema de produção muito utilizado pelos meios de produção. Isto é, o plantio desta prática de agricultura procura maximizar em curto prazo a produção do solo, para isso utiliza produtos químicos, além de colaborar com condições e instalações especiais neste sentido.

A grande demanda de alimentos do mundo é obviamente uma das razões primordiais para o crescimento exponencial desta modalidade de exploração agrícola.

Para que as plantações intensivas tenham êxito é necessário um ambiente sobcontrole e que cumpra com as exigências da demanda deste cultivo.

No entanto, tudo isso, a utilização de produtos químicos especiais, de energia, da geração de sistemas de drenagens e de riscos particulares, entre outros requerimentos característicos deste tipo de agricultura, é que demandam a disposição de grandes orçamentos para realizar este projeto. E claro, este ponto é sem dúvida um dos mais negativos e atribuídos a esta prática.

Mesmo assim ele não é o único, há outro ainda pior que prejudica diretamente a sustentabilidade do nosso planeta, uma vez que a flora e a fauna dos lugares onde a mesma é praticada sofrem muito com a utilização, por exemplo, de produtos químicos como os fertilizantes.

Vale destacar que a agricultura intensiva se contrasta com a agricultura extensiva, pois esta última propõe a antítese usando e baseando-se apenas na utilização dos recursos naturais encontrados de maneira espontânea neste lugar.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Agricultura intensiva. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/agricultura-intensiva >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Agricultura intensiva