Conceito de Agorafobia

FearA mente humana é tão complexa que cada caso é diferente do outro. Suas regras nem sempre abrangem a complexidade da individualidade. O medo é um dos sentimentos mais humanos que uma pessoa pode experimentar durante sua vida. Ele também pode ser subjetivo, pois o temor causado em uma pessoa pode não ser o mesmo em outra. O medo também é marcado por experiências pessoais. Por exemplo, uma lembrança traumática pode derivar de algum medo específico.

O medo é complexo da mesma maneira que a mente humana e se apresenta como um fantasma desde a época de infância. As crianças imaginam monstros na escuridão da noite e os adultos apesar do grau de maturidade e autoconhecimento que possuem também veem fantasmas onde não existe. Ou seja, podem ver perigo onde não há. O importante é saber que o medo está em nossa mente e não na realidade.

Existem medos que são racionais porque se conectam com o instinto de sobrevivência de uma pessoa. Por exemplo, uma pessoa evita colocar a mão no fogo quando está cozinhando porque sabe que pode se queimar e machucar. A partir deste ponto de vista, o medo também tem um poder de defesa pessoal.

Entretanto, também existem medos irracionais, ou seja, que não têm uma causa lógica. Quando alguém que sofre de um medo irracional tem que responder uma pergunta sobre o que lhe dá medo exatamente, ela não encontra uma explicação lógica e fundamentada que seja entendida pelos outros. No entanto, a realidade é que a pessoa que sente medo de verdade sofre demasiado.

Existem vários tipos de medos irracionais. Assim como a claustrofobia é o medo irracional de permanecer em lugares fechados, como por exemplo, ficar trancado num elevador; a agorafobia é a sensação contrária, ou seja, é o medo de permanecer em lugares abertos, como as aglomerações das grandes cidades que causam angústia.

Entre os medos de uma pessoa que sofre de agorafobia está o medo de perder o controle de uma situação ou até mesmo de parecer ridículo diante dos outros. Estes medos fazem com que você se sinta cada vez mais vulnerável.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Agorafobia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/agorafobia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Agorafobia