Conceito de Agnosticismo

AgnosticismoA crença na divindade é motivo de debate filosófico desde os primórdios dos tempos. A divindade desperta muita preocupação porque o ser humano precisa de respostas para suas questões mais profundas como “de onde viemos?” ou “o que existe após a morte?”. Entretanto, a preocupação com a divindade e a dificuldade de encontrar uma resposta definitiva também está conectada ao fato de Deus ser único, transcendente e inatingível.

Em relação à existência de Deus ou não, há várias posturas existenciais a respeito disso que influenciam nos valores e nas crenças de um indivíduo. As pessoas crentes são aquelas que têm fé em um ser superior, ou seja, têm confiança na divindade. Entretanto, vale ressaltar que também existem vários tipos de fé.

Ao contrário das pessoas crentes, existem aquelas que são ateias, ou seja, afirmam com convicção que não existe vida após a morte como também não acreditam em Deus. As pessoas ateias não imaginam a possibilidade de que há algo além deste mundo material, de que exista uma realidade imaterial. Vale ressaltar que existem ateus, que apesar de não crer em Deus, desejariam acreditar em um ser superior que pudesse cuidar dos homens e da ideia de crer na vida eterna.

Uma terceira posição existencial é da pessoa agnóstica, aquela que se encontra em meio termo. Nem afirma que existe Deus, como também nega sua existência. Isto é, diante da possibilidade de valorizar de forma experimental a resposta desta pergunta, o agnóstico assume a dúvida e a incógnita dessa questão como algo natural.

Vale destacar que nenhuma dessas posições existenciais devem ser permanentes, ou seja, as pessoas podem mudar de opinião. Existem crentes que em determinado momento deixaram de ser, pessoas que se converteram a uma religião após estarem afastadas da fé durante toda vida e também pessoas que simplesmente têm dúvidas. Isto é, por um lado pensam que Deus existe e por outro não, desconfiam e têm dúvidas constantes. Diante da impossibilidade de provar de forma empírica a existência de um ser superior, o agnóstico adota esta postura.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Agnosticismo