Conceito de Agitação

AgitacaoA agitação é o estado de inquietude e intranquilidade de uma pessoa em relação ao seu emocional. Ela pode ser consequência de uma preocupação importante ou de uma noticia negativa inesperada, também mostra alteração do seu estado de ânimo, fruto de uma causa específica. A agitação emocional representa seu estado interior, mas ao mesmo tempo, este mal-estar também é mostrado através da linguagem corporal. Uma pessoa que se mostra nervosa fisicamente se movimenta com inquietude de um lado para o outro. Quando a agitação responde a uma preocupação causada por um motivo determinado, por exemplo, quando se tira a dúvida de um assunto importante, a agitação desaparece de forma definitiva e se resolve a questão.

Ela pode mostrar também grande rigidez física e tensão corporal. A agitação é uma perturbação que causa mal-estar e sofrimento. Então, como frear essa perturbação? Por exemplo, é aconselhável realizar exercícios físicos de relaxamento com o objetivo de recuperar a calma e equilibrar o corpo e a mente.

A agitação também pode ser fruto da ansiedade de uma pessoa que não pode controlar-se e se sente deslumbrada com esse estado de alerta. A ansiedade é um problema grave e real que altera a qualidade de vida de uma pessoa. Para prevenir a ansiedade e a agitação é importante praticar esportes, realizar técnicas de relaxamento, ter bom planejamento, seguir uma agenda, respeitar os momentos de descanso, cultivar as relações sociais, evitar o uso excessivo do computador para reduzir o estresse tecnológico.

Também é recomendável cultivar a meditação e praticar o pensamento positivo. A agitação mostra que um descontentamento interior é a causa de uma enorme preocupação. Quando uma pessoa se agita, o ritmo acelera, o coração dispara e a respiração aumenta.

As pessoas também se agitam quando se irritam, por exemplo, um estado de agitação se mostra através de um ataque de ira e fúria. Em relação ao caráter, vale destacar que existem pessoas que se irritam com mais facilidade do que outras que são mais tranquilas. Entretanto, todo ser humano, em qualquer momento de sua vida, pode educar seu caráter.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Agitação