Conceito de Agilidade

AgilidadeA agilidade se refere à rapidez e ao imediatismo que possui determinada pessoa. É um conceito que pode ser atribuído ao físico como também ao plano emocional. Uma pessoa poder ser considerada ágil fisicamente quando está em boa forma, aposta em um estilo de vida ativo, pratica esporte e não fica no sedentarismo. A agilidade é também uma qualidade inerente da idade, por exemplo, as crianças por natureza são mais ágeis do que uma pessoa de sessenta anos. Porém todo ser humano deve estar em forma de acordo com sua idade, na verdade, existem academias específicas recomendadas para pessoas da terceira idade.

Por esta razão, a agilidade é um conceito que também mostra vitalidade para combater o efeito da passagem do tempo. Um dos hábitos mais saudáveis para estar ágil fisicamente é caminhar todos os dias. Você pode integrar as caminhadas em sua rotina diária e assim aproveitar o trajeto de casa para o trabalho e vice-versa. Também pode utilizar as escadas no lugar do elevador. É essencial apostar nesses hábitos para potencializar a vida ativa e diminuir o sedentarismo, levando em conta que muitas pessoas passam oito horas do seu dia trabalhando sentadas no escritório, além daqueles que passam horas em frente à televisão, como também dos que têm o costume de passar muito tempo em frente o computador.

Além disso, a agilidade também se refere ao plano intelectual. Uma pessoa ágil do ponto de vista intelectual tem rápido poder de raciocínio para realizar contas matemáticas, por exemplo. Também para recordar os números de telefone dos contatos habituais sem a necessidade de consultar a agenda. Uma pessoa é considerada ágil do ponto de vista mental quando possui genialidade e criatividade.

Existem certos hábitos muito positivos para reforçar a agilidade mental, por exemplo, ir ao cinema para ver um filme, desfrutar de uma arte, gozar da conversa com os amigos e aprender a escutá-los, realizar palavras cruzadas, caça-palavras, jogos de adivinhação, entre outros, também são uma boa fórmula para reforçar a agilidade mental através da estimulação da mente com o exercício de atividades dinâmicas.

Os planos sociais também são muito saudáveis para reforçar a agilidade mental, uma vez que uma pessoa pode isolar-se do mundo em consequência do seu individualismo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Agilidade