Conceito de Agência privada

Agencia-privadaO conceito a ser tratado neste artigo está formado por dois termos de grande utilização. Por um lado, a palavra agência é usada em nosso idioma para designar a empresa cujo trabalho se refere à gestão de assuntos de terceiros ou da prestação de serviços; já o termo privado ou então feminino privada é usado para denominar tudo aquilo que corresponde ao plano familiar, pessoal, inclusive ao que não é propriedade do estado.

Assim, uma agência privada é a empresa que desenvolve uma atividade comercial sem a intervenção do estado de maneira nenhuma. Isto é, todo trabalho realizado pelo estado ou pelo governo atual não tem direito de participar da gestão nem mesmo da decisão e dos lucros obtidos pela empresa.

A agência privada pode ser propriedade de apenas uma pessoa ou então de vários acionistas que repartem os ganhos obtidos.

Como já mencionado, este tipo de agência está do outro lado das agências governamentais, estas últimas que são administradas e controladas pelo estado.

Vale destacar que o sistema econômico capitalista, que concentra a maior parte do mundo de hoje em dia, é administrada por agências ou empresas privadas, sendo que elas são o motor da atividade econômica e claro dependendo do nível (bom, mau ou regular) ou da situação que se encontram, vai depender como será a economia da nação.

Outra questão que não pode ser deixada de lado, é que geralmente as agências ou empresas privadas estão associadas a um bom rendimento econômico, contrapondo as empresas administradas pelo estado que costumam ser a maioria dos casos deficitários e que frequentemente apresentam problemas econômicos.

Uma das razões desta situação é a corrupção, esta que prima por suas administrações. Seus funcionários as utilizam como caixas pessoais em lugar de fazer uma administração correta e digna com o objetivo de encontrar empresas competitivas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Agência privada