Conceito de Agachamento (Exercício Físico)

O termo agachamento faz parte da terminologia relacionada à preparação física dos esportistas. O agachamento consiste na flexão dos joelhos para baixo e posteriormente para cima, partindo de uma posição vertical do corpo. Existem algumas variantes do agachamento: com ou sem peso, meio agachamento, com uma perna apenas, com agachamentos alternados, com um salto complementar, entre outras modalidades diversas.

A importância de realizar este exercício corretamente

Independentemente de sua modalidade, o mais importante é que sua execução seja feita de maneira correta. Os especialistas em exercícios físicos recomendam que a posição das costas durante o agachamento deve estar reta, com os pés separados paralelamente e com a pélvis para trás. Com esta posição inicial é possível uma flexão correta dos joelhos.

O porquê da utilidade dos agachamentos

O exercício de agachamento envolve vários grupos musculares fundamentais: a medula espinhal inserida na coluna vertebral, os quadríceps, os glúteos e os músculos abdominais. Este conjunto de músculos deve ser exercitado para dar força suficiente e tornar a atividade física mais eficaz. Deve-se levar em conta que a força muscular é um dos principais fatores da atividade física (a resistência aeróbica e anaeróbica são outros fatores que devem ser exercitados).

Grupo de esportistas e suas respectivas características

O agachamento é um exercício básico para qualquer esportista, seja por um amador ou por um atleta de elite. Entretanto, o agachamento é utilizado como rotina de treinamento em alguns esportes ou para determinadas especialidades:

1) Os velocistas e arremessadores (de peso, martelo ou dardo) precisam realizar movimentos de grande explosão, ou seja, muito rápidos porém intensos, por isso o agachamento é de grande utilidade neste sentido.

2) Os culturistas se exercitam para que sua musculatura tenha mais volume, assim o agachamento realizado com bastante peso aumenta o volume da massa muscular.

3) Em alguns processos de reabilitação, o agachamento permite fortalecer alguns músculos. Este exercício é bastante comum na reabilitação dos ligamentos dos joelhos ou após um longo período de inatividade física provocada por uma lesão.

4) Os halterofilistas levantam grandes pesos e os músculos envolvidos com o movimento do agachamento são muito importantes para o levantamento de maior peso possível.

Embora o agachamento seja um exercício de efeitos positivos evidentes, em alguns casos pode ser contraindicado (especialmente para algumas lesões de joelho ou coluna).

Foto: iStock, MichaelSvoboda

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Agachamento (Exercício Físico). QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/agachamento-exercicio >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Agachamento (Exercício Físico)