Conceito de Afonia

AfoniaO termo afonia significa falta de voz como também é empregado para referir-se aquela voz apagada e de difícil percepção, muitas vezes é confundida com a palavra disfonia que significa rouquidão.

A afonia é a manifestação de uma lesão na laringe, causada por uma alteração na vibração das cordas vocais ocasionada pela passagem de ar durante a expiração. A causa mais comum é a inflamação da laringe conhecida como laringite, esta é uma doença que ocorre como consequência de uma infecção viral ou então pelo sobreuso da voz em situações como gritar, falar ou cantar por tempo prolongado.

A laringite aguda é produto de uma infecção em geral que vem acompanhada por sintomas como mal-estar, febre, secreção nasal, dor de garganta e tosse seca, esta última se deve a uma inflamação simultânea do trato respiratório em continuidade com a laringe formada pela traqueia. Nas crianças existe uma condição chamada crupe que se caracteriza pela afonia e tosse seca, esta é chamada de tosse de cachorro por ser parecida com um latido.

A laringite é uma condição que pode prolongar-se com o tempo, como é caso da laringite crônica, característica dos fumantes e que se parece mais com uma disfonia. A voz do fumante costuma ser rouca e vai acabando com o transcorrer do dia, muitas vezes vem acompanhada pelo sintoma próprio da bronquite crônica ou DPOC, tosse com expectoração mucosa ou purulenta principalmente pelas manhãs.

Algumas infecções são capazes de ocasionar lesões ulcerosas nas cordas vocais, como é o caso da tuberculose, da sífilis e do vírus papiloma humano (HPV). Nestes casos, a perda da voz costuma ser permanente por causa da lesão estrutural nas cordas vocais.

A laringe pode ser o local das lesões tumorais benignas como nódulos e pólipos, apresentados frequentemente em professores e palestrantes; como também pode servir de local para as lesões malignas como o câncer que afeta principalmente os fumantes.

Em geral, os distúrbios da voz obedecem a causas benignas e desaparecem espontaneamente em poucos dias, entretanto, se estes transtornos persistem ou vêm acompanhados de outros sintomas é necessário visitar um médico. Neste caso, o especialista responsável pela avaliação e tratamento das lesões na laringe e nas cordas vocais é o otorrinolaringologista.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Afonia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/afonia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Afonia