Conceito de Afetividade

AfetividadeNa psicologia, a afetividade é a capacidade de reação apresentada por um sujeito diante de estímulos internos ou externos, cujas principais manifestações são os sentimentos e as emoções.

Numa linguagem menos formal e mais coloquial, quando se fala de afetividade, geralmente se refere às demonstrações de amor que um ser humano apresenta a quem ama, como também a outras espécies que fazem parte de seu ambiente.

A afetividade sempre ocorre em um contexto interativo, pois quem sente afeição pelo próximo é porque geralmente também recebe afeto do outro. “Sua predisposição em ajudar sempre a minha família é uma das principais causas da minha afeição por ele”.

No entanto, o afeto é uma das paixões de nosso ânimo, é a inclinação que manifestamos para algo ou por alguém, especialmente de amor ou de carinho. “Laura demonstrou afeto por mim ao perguntar todas as noites como eu estava e me sentia após o acidente”.

A partir disso, conclui-se que todos os seres humanos independente de serem mais sensíveis ou não, necessitam sempre de afetividade para viver, crescer e seguir adiante apesar dos obstáculos que o destino lhes prega, porque embora um dia de trabalho possa não ser sido tão brilhante assim, sabemos que podemos encontrar contenção e amor da pessoa que nos espera em casa.

Sendo assim, a afetividade é parte fundamental da vida, pois ela ajuda as pessoas a serem melhores e a não sentirem-se tão sós.

Em contrapartida, quando este aspecto de nossa vida não está em harmonia, certamente nos custa muito mais criar vínculos com as pessoas e expressar nossos sentimentos.

Existem vários sinais que demonstram o afeto dos seres humanos, onde os mais comuns e usados são: os beijos, as caricias, os abraços, os sorrisos, entre outros.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Afetividade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/afetividade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Afetividade