Conceito de Aerofobia

AerofobiaOs medos são irracionais e livres, assim mostra o fato de uma pessoa que sofre com medos racionais que possuem uma causa lógica e concreta, como também os medos irracionais sem uma causa específica. Esses medos sem causa são irracionais porque são abstratos, ou seja, a pessoa não pode racionalizar de forma objetiva as razões que podem lhe causar esse temor. Neste artigo vamos analisar um tipo de medo muito específico: a aerofobia.

Este seria o medo que mostra a aversão ou repúdio que algumas pessoas experimentam diante da ideia de voar de avião para realizar uma viagem. Há pessoas que sentem tanto medo quando entram num avião que passam a sentir forte tensão e inclusive dores físicas por todo corpo. Esse medo de voar pode estar condicionado ao fato de que a pessoa tenha que viajar com frequência de avião por motivos profissionais.

Geralmente uma pessoa que tem medo de voar faz o possível para evitar a viagem de avião e busca sempre uma alternativa. Isto é, a fuga se torna uma maneira de agir diante desse tipo de temor. Porém, o medo de voar pode ser superado.

Uma das medidas mais eficazes para superar esse medo é participar de um curso sobre o medo de voar com o objetivo de obter uma informação eficaz sobre a segurança de um avião, além de melhorar as ferramentas pessoais e relaxar durante o voo. Entretanto, como toda fobia, o medo não pode ser superado até que a pessoa tome consciência do que acontece de verdade.

Por que esse medo pode ser mais complexo do que outras fobias em uma pessoa? Porque evitar sempre a rotina de voar de avião pode tornar-se especialmente difícil em certos momentos. Por exemplo, vamos imaginar uma viagem de lua de mel para comemorar um casamento, o lugar escolhido e sonhado é muito longe e no caso o meio de transporte mais indicado é o avião.

Nesse caso, a pessoa envolvida com essa situação inicia um luta interior para superar esse medo, mas com isso passar a viver em pânico pensando no dia da viagem. Esse medo é tão forte que tem o poder de bloquear e paralisar a pessoa.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Aerofobia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/aerofobia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Aerofobia