Conceito de Adolescente

AdolescenteÉ neste momento da vida em que o indivíduo compreende sua capacidade de reprodução, sua evolução psicológica e por onde começa a planejar e pensar no seu futuro.

A adolescência é o período da vida entre a infância e a maioridade. Não há uma idade seguramente determinada, mas compreende mais ou menos entre 13 e 14 anos até aproximadamente uns 20 anos.

Do ponto de vista do aspecto físico, várias mudanças começam a ser registradas. Nas mulheres, ocorre a primeira menstruação, os seios começam crescer, desenvolvem-se pelos por todo corpo, os quadris alargam, o sistema reprodutivo se torna ativo e aparece a fertilidade (apta a procriar, ter filhos). No homem, as mudanças são outras: desenvolvem-se o pênis e os testículos, acontecem as primeiras ereções e ejaculações, a voz se torna mais grossa, aparecem pelos por todo corpo, especialmente no púbis, rosto e peito.

Quando a maioria destas mudanças é registrada, podemos dizer que teve início a adolescência. Enquanto que a puberdade é a etapa de transição entre criança e adolescente.

Esta etapa acontece no período da escola secundária ou ensino médio, e após o término do ensino fundamental fica a pergunta para muitos. Trabalhar ou estudar? Isto costuma ser um questionamento comum para muitos adolescentes. Claro que esta decisão final depende de fatores internos (expectativas pessoais, vontade, projeção de futuro, interesses, habilidades) assim como os fatores externos (situação econômica da família, influência dos pais, relação familiar).

A idade pode variar de um indivíduo para o outro, partindo do principio que cada pessoa tem uma experiência e um ambiente diferente do outro. É por isso que muitas vezes, escutamos alguém dizer que o outro é um eterno adolescente ou que se comporta como tal, ainda que tenha passado da idade. Por exemplo, há estudos que comprovam que a idade limite da adolescência vai até os 25 anos, pelo fato de não haver mais a possibilidade de mudanças e crescimento do corpo.

A adolescência é também caracterizada por ser o momento da vida em que a pessoa passa por uma crise como consequência de seu crescimento, por acreditar estar na metade do caminho, ou simplesmente, por não ser mais uma criança e não querer ser mais tratada assim por seus pais. Mesmo considerada como adulta, segue necessitando de conselhos e de um orientador para guiar seus passos mais importantes.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Adolescente. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/adolescente >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Adolescente