Conceito » Administração Pública

Conceito de Administração Pública




Administração PúblicaPodemos definir Administração Pública como o conteúdo essencial da atividade que corresponde ao poder executivo, e faz referência às atividades de gestão, que o titular da mesma desempenha sobre os bens do Estado para poder subministrá-los de forma imediata e permanente, para a satisfação das necessidades públicas e conseguir com isso o bem de todos. Essa atribuição tende à realização de um serviço público, e se submete ao marco jurídico especializado que normatiza seu exercício e se concretiza mediante a emissão e realização do conteúdo de atos administrativos.

O termo Administrar é proveniente do latim “ad-ministare”, e está diretamente relacionado com os ministros romanos e com as atividades exercidas pelos mesmos em sua época. É um conceito que pode parecer complexo, mas que é de fácil compreensão quando temos um ponto de vista mais direto ao mesmo. Nos dias atuais o termo tem um conceito parecido.

Administração pública, como o próprio termo indica é a forma com que uma entidade ou um gestor público organiza os bens de um Estado, ou seja, um poder político recebe a competência de levar a cabo as atividades e os negócios de uma repartição ou de uma empresa pública, prevendo a que estes organismos possam funcionar de acordo com o que se espera deles. Ainda como conceito, a administração pública, pode-se entender como gestar o que se refere a bem público entregue a partidos políticos governantes que tem como dever administrar de forma correta e bem disciplinada estes bens entregues para serem bem administrados.

Administração pública envolve uma serie de tarefas estabelecidas dentro do marco das leis que são de competência daqueles que fazem parte da máquina pública de um Estado, e que estão obrigados à prestação de contas e relatórios que se façam públicos para avaliação do parlamento e da população em geral.

Administração pública é um termo que em principio pode ser difícil de definir-se pela complexidade que pode apresentar para um conceito preciso e correto, porém é um termo que está presente na vida de todos aqueles cidadãos que observam um pouco mais além da simples definição do mesmo. Se nos damos conta do sentido do termo, podemos fazer uma divisão das duas palavras do termo: Administração: refere-se a administrar, levar, organizar; e Pública: coisa pública como termo geral; Organizar algo público, definitivamente.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)