Conceito » Administração

Conceito de Administração




AdministraçãoA administração é o ato de governar, exercer autoridade e dispor de um conjunto de bens, de uma instituição ou uma nação. O termo é amplo e pode fazer referência tanto ao uso que alguém faz de suas propriedades e bens (ou inclusive das alheias) até a administração política e econômica de um Estado, passando pela administração organizacional de uma empresa ou entidade.

A administração deve ocorrer no marco de regras pautadas e no consenso, em geral, de forma democrática, já que costuma tratar de uma prática de regulação em prol do progresso comum. No entanto, quando se fala de administrações corruptas ou fraudulentas se refere a casos que ocorrem em determinado lugar por parte de um indivíduo ou organização que faz uso de bens ou recursos alheios na contramão da vontade de seu proprietário.

Existem diversas ciências ou disciplinas derivadas deste conceito, por exemplo, a administração de empresas, que estuda a organização destas instituições e a forma em que se gerenciam seus recursos e processos, a administração pública, referindo-se ao gerenciamento de um Estado ou conjunto político a nível comum, regional, nacional, etc., a administração militar, a financeira, a judicial e outras.

Recentemente, tem surgido o conceito de ‘management’ para falar das práticas que têm lugar, com frequência, em instituições privadas por parte da direção para seus empregados, isto inclui: capacidades de liderança, de administração de recursos e finanças, de estruturação organizacional de desenvolvimento de recursos humanos, de trabalho em equipe, unidade de comando e de direção, de investigação e avaliação, e de resolução de conflitos, entre outras coisas. O estudo destas práticas tem a ver com um fim fundamentalmente estratégico em prol da satisfação das necessidades e desejos dos envolvidos em uma entidade a favor do progresso econômico da mesma.

Mais uma leitura:

Administração é um processo que consiste nas atividades de planejamento, organização, direção e controle para alcançar os objetivos utilizando recursos humanos, materiais e técnicos através de ferramentas técnicas sistematizadas. A importância da administração se nota em que esta consolida efetividade aos esforços humanos. A administração ajuda a obter melhorias pessoais, de grupo, de materiais, econômicas e de relações humanas. Mantém-se a frente das condições de mudanças e proporciona previsão e também criatividade. O melhoramento na administração é o seu objetivo constante. Esses aspectos da administração se dão aonde queira que exista um organismo social, é o processo global de tomada de decisões orientadas a conseguir os objetivos organizativos de forma eficaz e eficiente, mediante o planejamento, organização, integração das pessoas envolvidas, direção e controle.

A administração se baseia em técnicas prevendo o futuro, coordenando coisas, pessoas e sistemas para poder conseguir, por meio da comparaç4ao e da hierarquia um objetivo com eficiência. As decisões tomadas em uma administração é a principal fonte para lograr boas inversões e resultados ainda melhores.

Para que exista um sentido de satisfação também deve existir um objetivo, o que dá um propósito ao esforço, além do maus o objetivo deve ter um significado e possuir valor, dessa forma o objetivo é um objetivo administrativo é uma mera que se fixa que requer um campo de ação definido e que sugira a orientação para os esforços de um administrador.

Na administração os objetivos são de suma importância para chegar aos resultados que se requer, e a falta de objetivos faz com que a administração seja totalmente desnecessária. Os objetivos básicos da administração são requisitos prévios para determinar qualquer curso de ação e devem ser definidos com clareza para que sejam compreendidos por todos os membros de uma empresa, neste caso específico.

A administração não somente nasceu com a humanidade senão que se estende ao mesmo tempo a todos os âmbitos geográficos e pelo seu caráter universal, a encontramos presente em todas as partes, ou seja, aonde exista um organismo social, ali também estará presente a administração.
Administração é imprescindível num organismo que queira se desenvolver e crescer. Baseados na organização os resultados desses organismos estão dados ao sucesso.

>> Próximo - Que Conceito >>