Conceito » Adjetivo

Conceito de Adjetivo




AdjetivoAdjetivo como conceito é a palavra que se refere a um substantivo ou nome para indicar suas qualidades ou para delimitá-lo. Os adjetivos sempre levam o mesmo gênero e o mesmo número do substantivo ao qual acompanham. Isso se chama concordância entre o substantivo e o adjetivo: O carro é novo (masculino singular).

O conceito de adjetivo, neste caso específico, parte do semântico, do morfológico, do sintático y do lexicológico. O Adjetivo é a classe gramatical, ou seja, parte da oração que modifica o substantivo já seja qualificando-o ou determinando-o.

Semanticamente: O adjetivo é o que determina ou qualifica o núcleo do substantivo. Por exemplo: Esta (adjetivo determinado) casa (substantivo) pequena (adjetivo qualificativo).

Morfologicamente: Neste caso o adjetivo considerado variável coincide como o substantivo em quando a gênero e número. Exemplo: Estas (a – gênero feminino) (s – número plural) casas bonitas.

Sintaticamente: O Adjetivo cumpre a função de modificador direto do substantivo. Exemplo: (As pessoas inteligentes (Modificador Direto) do trabalho) (Substantivo) (conseguirão o primeiro lugar) (predicado).

Lexicologicamente: O adjetivo é considerado de intervalo aberto, pois seu vocabulário aumenta continuamente. Exemplo: Sociedade globalizada (Adjetivo Qualificativo).

O adjetivo também como conceito é aquela palavra que faz com que se modifique o substantivo, dando ao mesmo um estado próprio, qualidade e um caráter também próprio. Este também faz com que os seres sejam diferentes entre si. Estas diferenças são oriundas de um termo que se conhece como funcional e se diferencia da semântica como significado.

Os adjetivos podem ser classificados como simples, compostos, derivados, primitivos.
Os adjetivos simples são aqueles que possuem um radical somente.
Os adjetivos compostos são aqueles que contêm dois ou mais radicais.
Os adjetivos derivados.
Os adjetivos não derivados que estão incluídos na classe do objetivo acima.
Os adjetivos primitivos são aqueles que provêm de palavras do português como linguagem.

Os adjetivos podem ser flexionados em: gênero (uniformes: única forma para o masculino ou para o feminino; biformes: diferentes formas para o masculino e para o feminino), número (podem variar entre singular ou plural; a formação plural é aquela obedece a regras segundo o substantivo) e grau: neste caso os adjetivos são comparativos (superioridade, inferioridade e igualdade) ou superlativos.

Também existem as locuções chamadas adjetivas, estas são formadas por duas ou mais palavras que exercem a mesma função que um adjetivo: amor de mãe (fraterno), brilho da lua (lunar).

>> Próximo - Que Conceito >>