Conceito de Adenoidite

AdenoiditeAs adenoides, mais conhecida como carne esponjosa, são uma espécie de amígdala localizada na parte superior da garganta no fundo do nariz e atrás do céu da boca, mas que não são visíveis quando se abre a boca.

São formadas por um tecido linfático que faz parte do sistema de defesa e cumprem uma importante função, uma vez que é o primeiro ponto de contato do corpo com os agentes estranhos e microrganismos que entram no corpo por via respiratória, permitindo a produção de anticorpos necessários para ser combatidos.

Este contato com agentes estranhos faz com que as adenoides se inflamem com frequência através de vírus e bactérias dando origem a doença conhecida como adenoidite. Esta doença é muito comum na infância especialmente entre o primeiro e o quinto ano de vida, sendo menos frequente na vida adulta.

Em certas ocasiões, quando o sistema imune não é capaz de solucionar por si só o processo infeccioso, este tende a persistir no tempo e desenvolve a adenoidite crônica. Este é um transtorno na qual a adenoide aumenta de tamanho originando uma série de consequências para a saúde das crianças.

Como identificar a adenoidite

O crescimento das adenoides provoca obstrução na passagem de ar pelo nariz, fazendo com que as crianças sofram de uma série de sintomas, tais como:

- Respiração pela boca devido à obstrução contínua do nariz.

- Problemas dentais que se devem à permanência contínua da boca aberta, fazendo com que os dentes nasçam para frente ocasionando uma má oclusão.

- Alterações dos lábios, a mucosa labial fica seca e rachada pela passagem contínua de ar; muitas vezes o lábio superior é flácido e não fecha completamente.

- Tosse e ronco durante o sono da noite.

- Cansaço, as crianças geralmente não dormem bem e acordam várias vezes durante a noite por falta de ar, assim elas ficam cansadas e sonolentas durante o dia. Este efeito pode repercutir em sua interação com o ambiente e interferir no rendimento escolar, afetando a concentração, a atenção e a memória.

- Mau hálito produto das secreções nasais.

Como se trata a adenoidite

No caso de adenoidite aguda, o tratamento é baseado em descongestionar o nariz com soluções salinas ou por produtos a base da água do mar, que devem ser aplicados várias vezes ao dia. Em casos de infecção é necessário o tratamento com antibióticos.

Se a adenoitide se torna frequente é recomendável visitar um médico otorrinolaringologista para indicar um tratamento específico, mas se persistir a inflamação o tratamento deve ser realizado através de cirurgia.

Imagem: iStock, stockvisual

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Adenoidite