Conceito de Adaptação Social

Adaptacao-SocialUm dos pontos chave para a felicidade está na adaptação às mudanças, ou seja, a realidade é dinâmica e não estática. Daí que a verdadeira chave do sucesso reside na flexibilidade emocional que é fruto da adaptação. Por outro lado, o indivíduo é um membro a mais de uma sociedade formada por milhares de pessoas. Fazer parte de um grupo também mostra a necessidade de adaptação social, ou seja, de integração. Algo que se mostra inclusive dentro de um grupo de amigos.

Toda pessoa que é integrada a um grupo de amigos deseja respeitar as normas do grupo para adaptar-se socialmente e poder desfrutar dos momentos de amizade em comum. A adaptação social é fundamental porque o ser humano vive em sociedade e assume rotinas próprias desde sua época de infância. Por exemplo, ir ao colégio, ir ao trabalho, iniciar um relacionamento amoroso, iniciar amizade com os vizinhos, dirigir o carro para realizar uma viagem, etc. Em qualquer lugar, existem certas regras sociais que o indivíduo tenta respeitar com o objetivo de fazer parte desse sistema e que exige a cooperação de todos.

A adaptação social em um grupo de amigos, por exemplo, mostra a identificação que essa pessoa experimenta de modo individual com o grupo de amigos. Esta identificação cria uma entidade de grupo que pode ser um elo de união e causar sensação de pertence. A amizade melhora a autoestima e o bem-estar porque quando uma pessoa se sente integrada a um grupo também se sente mais feliz.

Existem outras mudanças de adaptação social que são muito importantes individualmente, por exemplo, a passagem do colégio para a universidade, a mudança de trabalho, a mudança de viver em outra cidade, etc.

A adaptação social exige paciência, uma vez que toda mudança envolve tempo de interiorização porque deixar a zona de conforto nem sempre é uma tarefa simples. Todo ser humano é único e exclusivo, por isso, de acordo com suas próprias características pessoais, o ser humano pode necessitar de mais ou menos tempo para adaptar-se a uma mudança. Por exemplo, uma pessoa muito tímida pode necessitar de mais tempo para adaptar-se a um novo grupo de amigos do que outra pessoa que é muito sociável. O importante é que cada pessoa respeite seu ritmo interno e não tente ser alguém diferente do que realmente é.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Adaptação Social. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/adaptacao-social >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Adaptação Social