Conceito de Adágio

AdagioO termo adágio é muito utilizado na área da música por determinar um andamento musical lento, ou seja, por consequência disso composições musicais com esse tempo são conhecidas como adágios.

Por isso, este termo é muito utilizado para referir-se de maneira geral às obras musicais que apresentam justamente uma composição musical lenta.

Geralmente, em nossa língua, costumamos chamar de lenta aos temas e canções que caracterizam as músicas lentas e as letras vinculadas ao romantismo. Assim, por existir uma forte associação entre a música lenta e o adágio é que as lentas são reconhecidas como adágios.

Este termo também é usado na área da dança para denominar as coreografias ou passos que consistem em movimentos lentos e delicados acompanhados de músicas com o tempo bem mais lento.

Na atualidade e em consequência da popularidade conseguida por vários concursos de dança na televisão, o adágio viu crescer seu reconhecimento e também o gosto das pessoas por ele.

O formato criado principalmente pela empresa Televisa com o programa “Dançando com as estrelas”, como também na Argentina com o programa “Dançando por um sonho” popularizaram muito esse ritmo, sendo justamente um dos principais ritmos disputados pelos casais participantes.

A favor disso também está o fato de impactar positivamente o público por tratar-se de um ritmo que consiste em melodias lentas que sugerem o romance.

Por outro lado, na linguística, o conceito adágio é usado para designar uma frase mais curta, mas que não passa por despercebida ao mostrar um conhecimento ou conselho de vida relevante que se transmite através do tempo. Portanto, os adágios constituem um importante papel na sabedoria popular.

Neste sentido, é usado como sinônimo de certos termos como refrão e provérbio.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Adágio