Conceito de Acrofobia

AcrofobiaO ser humano pode ser vítima de medos racionais ou temores que tenham uma causa lógica e concreta, como também pode ser vítima de medos irracionais, ou seja, de fobias que afetam e alteram sua rotina cotidiana, apesar das mesmas estarem baseadas em temores irracionais, isto é, medos que não têm justificativa alguma.

Existem fobias de todo tipo que produzem ansiedade, vertigem emocional, sensação de perigo e angústia de quem sofre de mal-estar. Uma fobia possível é a acrofobia, que significa o mesmo que medo de altura. A pessoa que sofre de acrofobia pode evitar certas situações de medo quando tem que expor-se a alturas elevadas. Por exemplo, uma pessoa com acrofobia evita aproximar-se da sacada de um apartamento no décimo andar, mesmo que esta sacada possa lhe oferecer uma vista impressionante, da mesma maneira que evita andar de elevador, viajar de avião, subir em um mirante, etc.

Há muitas situações que nos expõem a alturas elevadas em nosso dia a dia. Por isso, esta fobia limita a vida de quem a sofre porque existem situações cotidianas que se tornam em um autêntico martírio devido ao medo que possuem.

No filme Pretty Woman, o personagem masculino interpretado por Richard Gere é um claro exemplo de pessoa que sofre de acrofobia, uma vez que, embora se hospede em uma suíte luxuosa da cobertura de um hotel, evita apreciar a bela paisagem de sua sacada pelo fato de apresentar vertigem.

Vale lembrar que toda fobia é uma limitação, mas que tem solução com a ajuda de um profissional capacitado. Isto é, na maioria das ocasiões, é muito bem-vinda a ajuda de um psicólogo que através da terapia pode dar uma nova luz à vida do paciente e contribuir com novas ferramentas para superar seus próprios medos.

Os medos fazem parte da vida, mas também é certo que podem ser superados. Superar uma fobia é uma decisão importante porque faz com que a pessoa ganhe uma liberdade interior para deixar de condicionar-se a uma angústia deste tipo. As pessoas que o cercam devem apoiar o paciente com carinho, confiança e determinação para enfrentar este tipo de problema e assim animá-la.

Da mesma forma que existem pessoas que praticam esportes radicais e não tem medo de nada, existem outras que sofrem com esta experiência. Sendo assim, podemos concluir que cada ser humano é diferente do outro.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Acrofobia