Conceito de Acordo

AcordoO termo acordo é aquele faz referência a um conjunto em comum de ideias ou objetivos por parte de duas ou mais pessoas. O acordo sempre envolve a decisão em comum destas partes, pois não significa a imposição de uma à outra, a não ser o contrário, o encontro do que reúne a ambas. O acordo pode tomar o lugar de uma maneira formal através de leis e parâmetros legais, assim como também de maneira informal, como quando acontece na vida cotidiana e não necessita a assistência de profissionais de direito para ser estabelecido.

O acordo pode ser entendido como um ponto de encontro entre as partes que ocorrem no local. Embora normalmente o acordo se realize entre pessoas, também podem acontecer entre entidades, instituições, países ou regiões que representam diversos interesses. A diferença dos outros tipos de tratados, é que o acordo sempre estabelece que ambas as partes estejam, justamente, de acordo com o que se planeja. Em alguns casos, o acordo pode ser mais benéfico para uma das duas ou mais partes, porém o fato das que saem prejudicadas entrem em acordo é o que lhe dá importância.

Quando o acordo se realiza de modo escrito e através de parâmetros legais, é mais difícil desfazê-lo e não respeitá-lo. Em certo sentido, este tipo de acordo pode ser entendido como um contrato que tem que ser respeitado pelas partes firmadas de qualquer maneira sob a pena de algum tipo de castigo ou punição no caso de não ser cumprido. Entretanto, quando falamos de acordos que se estabelecem de maneira informal e sem recorrer a profissionais legais é porque a situação não tem tanto valor (por exemplo, quando é feito um acordo numa família para saber quem lava os pratos no dia), é muito mais fácil desfazer esse acordo, tanto como para armar um novo e não respeitá-lo novamente. Neste tipo de acordo, o que vale é a palavra e a honra de uma pessoa em seu compromisso de cumprir.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Acordo