Conceito de Acontecimento

acontecimentoO termo “acontecimento” faz referência a um evento que é gerado por causas determinadas e que ocorre de maneira repentina, ao mesmo tempo em que gera conseqüências que podem influenciar os acontecimentos futuros o que e conhecido como evento em cadeia.

Uma combinação de acontecimentos todos em cadeias entre si da por resultado grandes processos que são estudados por diferentes ciências de acordo com seu ramo de interesse. Por exemplo, uma cadeia de acontecimentos biológicos, acontecimentos climáticos, acontecimentos históricos e até acontecimentos na vida de um individuo particular. Um acontecimento sempre supõe ser o ponto de quebra com os acontecimentos anteriores, mesmo que tal ruptura seja pequena ou até invisível no conjunto do transcurso de eventos. Um acontecimento vai além de um evento particular e específico que pode apresentar similaridades com outros acontecimentos, ele atua sempre como um elemento indivisível cujas causas e conseqüências são únicas e que não se repetem.

Geralmente, a noção de acontecimento se relaciona com eventos chamativos ou pouco comuns, que destoam com o desenvolvimento comum dos eventos, mas sem dúvida todo acontecimento ou elemento pode ser um acontecimento em si mesmo a pesar de passar despercebido.

Para a história, o acontecimento é à base do seu estudo. A história recorre à análise dos acontecimentos passados e presentes a través das causas que o geraram, mas também a partir das consequências que tais eventos projetaram até o futuro. Um acontecimento histórico é todo aquele evento que formou parte de uma cadeia maior de feitos e que colaborou com o posterior desenvolvimento histórico. É importante esclarecer que um acontecimento sempre é um feito definível e, no caso da história, minimamente localizado temporalmente. Esta é a diferença dos grandes processos históricos que são eventos a longo prazo que não se podem fechar de maneira precisa.

Neste sentido, tudo pode ser entendido como um acontecimento histórico sempre e quando tenha acontecido num passado, mas normalmente se aplica o termo a aqueles acontecimentos que se sobressaem, que alteram o curso comum da história, por exemplo, a primeira e segunda guerra mundial, o ataque de 11 de setembro de 2001, a queda do Muro de Berlim, o assassinato de JF Kennedy e entre muitos outros.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Acontecimento. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/acontecimento >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Acontecimento