Conceito de Ações

AcoesO termo ações se refere às diversas partes que estão divididas o capital de uma sociedade anônima. Assim, qualquer pessoa que tenha ações de uma empresa pode ser considerada como uma das proprietárias. Elas dão direitos políticos e econômicos para seu titular e podem ser vendidas ou compradas no mercado.

Os diferentes tipos de ações são: ações comuns; ações de voto limitado, que só permite a votação em determinados temas da administração da sociedade; ações conversíveis, que podem ser convertidas em títulos; ações preferenciais, que dão ao seu dono prioridade para recolher os benefícios; ações liberadas de pagamento, que são isentas de pagamento pelo acionista como uma retribuição dos benefícios que devem ser recebidos; ações de indústria, que exige do acionista um trabalho ou serviço; ações com valor nominal, que indicam o valor de sua contribuição; e finalmente, ações sem valor nominal, que não expressam seu valor, somente a parte do capital que representam.

De um modo geral, as ações dão ao seu titular a possibilidade de votar no conselho de acionistas, entre outras responsabilidades, também é responsável pela nomeação do conselho de administração. Desta forma, quanto maior for o número de ações, maior é a influência na sociedade, podendo ter maior número de votos. Quem tem a maioria das ações é que direciona os caminhos da sociedade. No entanto, existem exceções a esta regra, por exemplo, quando são emitidas ações que somente dão direitos econômicos, quando há decisões que só podem ser tomadas por pessoas com um determinado tipo de formação, ou quando se limita o número de votos por pessoa.

A gestão dos valores das ações depende muito da informação existente no mercado sobre a sociedade que as emite. É por isso que deve ser transparente a condição de cada uma delas, a fim de evitar manobras fraudulentas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Ações