Conceito de Acientífico

AcientificoEstamos em um contexto social em que o valor da ciência experimental está no auge, ou seja, muitas pessoas avaliam como critério de verdade aquilo é comprovado porque pode ser manifestado através da constatação de uma hipótese mediante um experimento que conclui uma determinada lei. A atitude do cientista mostra confiança plena na ciência que tem um valor significativo através dos fatos observáveis e também dos dados qualificados e matemáticos de grande importância.

Entretanto, existem muitas formas diferentes de interpretar a realidade, neste sentido, vale destacar que também há pessoas com espírito acientífico. Ou melhor, vale ressaltar que os métodos da ciência experimental não podem ser aplicados em todas as áreas da realidade. Existem disciplinas que não seguem os métodos da ciência, por exemplo, assim ocorre no caso da filosofia, a ciência de Platão, Sócrates e Aristóteles é considerada como primeira sabedoria; uma ciência reflexiva e especulativa que potencializa o critério racional.

O ser humano tem a curiosidade de conhecer o mundo todo, já que a mente humana tem a aspiração de captar a essência das coisas através da ciência, ou seja, o ser humano pretende responder o porquê de um questionamento. O importante é adaptar o método mais adequado em função do objeto específico de estudo. Cada ciência é definida por seu objetivo e o método utilizado deve ser adaptado à essência do objeto de estudo.

Existem disciplinas de conhecimento que não seguem os padrões da ciência, por exemplo, a literatura. A poesia é uma forma de conhecimento da realidade, uma forma de comunicação e expressão, entretanto, a inspiração poética e o trabalho de um escritor não responde a um processo científico.

A verdadeira riqueza do conhecimento humano parte da complementaridade, ou seja, cada ciência, longe de ser um compartimento isolado, pode ter mais êxito ao estabelecer um diálogo com outras áreas da realidade. Esta é uma das razões pelas quais as disciplinas especulativas e outras disciplinas práticas podem trabalhar em ordem do bem comum do conhecimento.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Acientífico. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/acientifico >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Acientífico