Conceito » Acidente de Trabalho

Conceito de Acidente de Trabalho




Acidente-TrabalhoO conceito de acidente de trabalho é aquele que se aplica a todo risco, ação ou fato que envolva uma doença ou lesão de uma pessoa enquanto ela estiver trabalhando. O acidente de trabalho é uma situação muito complexa porque além de deixar lesões corporais (e talvez também na psique) da pessoa, estabelece que a mesma, ao menos por um tempo, não pode retomar ao seu trabalho.

Graças à luta pelos direitos dos trabalhadores, hoje em dia existe uma legislação na maioria dos países que estabelece que todos aqueles acidentes gerados na área de trabalho devem ser cobertos por um seguro de acidente de trabalho (SAT) e, além disso, o empregador deve cobrir os gastos ou as licenças que o empregado deve receber como consequência do acidente. Entretanto, isto não quer dizer que esta legislação se aplique sempre e por isso muitos trabalhadores informais e não registrados devam sofrer a dura situação de ficar lesionados e desempregados diante das circunstâncias deste tipo.

Os acidentes de trabalho são na maioria dos casos, fatos que acontecem por situações casuais, mas em muitos casos podem ser gerados também pelo descuido e negligência com que as empresas ou empregadores fazem trabalhar seus operários ou empregados. Assim, por exemplo, na área da construção é muito comum falar de demolições por setores mal construídos ou lesões sérias pela falta de uso de elementos de segurança como capacetes, arnês, cintos de segurança, luvas, roupas de proteção a chamas, etc. Em muitos casos, os acidentes podem acontecer fora do ambiente de trabalho, quando uma pessoa se encontra indo ou voltando do mesmo (por exemplo, um roubo em uma via pública ou um acidente de trânsito).

É por isto que é muito importante que todo trabalhador deve estar coberto por um seguro adequado que facilite ao empregado a cobertura de todas as complicações que o acidente pode causar, como também uma digna licença que lhe permita gozar como salário ainda que não esteja trabalhando devidos às lesões geradas pelo acidente.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)