Conceito de Ácaros

acarosOs ácaros são animais muito pequenos, da família das aranhas, que medem aproximadamente meio milímetro de comprimento. Costumam viver em ambientes quentes e úmidos, abaixo dos 1000 metros de altura sobre o nível do mar.

Eles se alimentam de plantas, animais e até mesmo de outros ácaros, também têm como fonte de alimento a pele descamada, o que faz com que se hospedem frequentemente em lugares como camas, sofás, móveis, enfeites, bichinhos de pelúcia e algumas roupas.

São responsáveis por diversas doenças, principalmente pela infecção de pele conhecida como escabiose e também por quadros alérgicos cutâneos, oculares e de vias respiratórias.

Esta doença é altamente contagiosa e se adquire pelo contato direto com objetos contaminados como as roupas íntimas e de cama. Atinge com maior frequência a crianças, idosos e pessoas que apresentam um sistema imunológico debilitado como os diabéticos, pessoas com câncer, pacientes que recebem tratamento com esteroides e os portadores de AIDS.

Além disso, os ácaros são responsáveis por um grande número de quadros alérgicos, especialmente conjuntivite, rinite e asma. Isso se deve à inalação tanto das fezes como dos ácaros mortos que se encontram no ambiente, especialmente em lugares fechados por muito tempo ou com muito pó e que, desta forma, impedem a passagem do ar durante ou após as atividades de limpeza.

Para evitar a presença de ácaros é necessário manter os espaços bem ventilados procurando baixos níveis de umidade, dentro do possível, deve-se evitar o contato com bichos de pelúcia, cortinas, tapetes, livros ou enfeites que agarram muito pó, como também seria recomendável não ter animais dentro de casa ou ao menos evitar que eles entrem na mesma. Recomenda-se o uso de travesseiros e fronhas antiácaros, assim como a roupa de cama deve ser lavada frequentemente de preferência com água quente.

Quando for realizar a limpeza deve-se evitar que o levantamento de pó, por isso é preferível usar panos umedecidos e um aspirador de pó ao invés de uma vassoura. É de grande ajuda também o uso de máscaras durante essa tarefa.

A escabiose ou sarna tem um tratamento médico específico para a eliminação de ácaros e que cura totalmente essas lesões. No caso de alergia aos ácaros é possível melhorar os sintomas com antialérgicos e vacinas, entretanto, é necessário limitar ao máximo a exposição a estes microrganismos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Ácaros. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/acaros >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Ácaros